Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8749
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Lean Antônio Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380295781331790por
dc.contributor.advisor1Sarlet, Ingo Wolfgang-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185324846597616por
dc.date.accessioned2019-06-25T17:09:26Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8749-
dc.description.resumoO direito à educação no constitucionalismo brasileiro apresenta processo evolutivo harmonioso com as normas internacionais de proteção à educação obrigatória e gratuita. Não sem razão, no processo legislativo doméstico identificas e adequada convencionalidade com o sistema global e regional que reconhece os direitos humanos como direitos inerentes à natureza humana. Inspirado neste sistema normativo global e regional de proteção dos direitos humanos, a ordem constitucional brasileira de 1888 positivou material e formalmente o direito à educação obrigatória e gratuita como direito fundamental prestacional. No Estado constitucional, os indivíduos deixaram de ser observados como objeto e adquiriram o status de sujeitos de direitos. Para a consecução das novas missões sociais, o Estado Constitucional foi submetido a uma nova ordem fiscal, cujo veículo de disciplinamento foi a implementação das normas orçamentais, na perspectiva da reserva do Parlamento, cujo protagonismo é inconteste na equalização da relação receita e despesa. A Constituição Federal reconhece a educação como instrumento fundamental da própria existência do Estado, fixando, inclusive, um piso de financiamento. A manipulação da atividade financeira do Estado, cuja consequência é a oferta irregular ou insatisfatória do direito à educação fundamental obrigatória e gratuita, gerou a intervenção, a partir da década de 90, do Poder Judiciário na implementação de política pública para a sua realização. Na preservação da separação dos poderes, a doutrina nacional e a jurisprudência pátria, inspiradas nas doutrinas germânica, portuguesa e espanhola, desenvolveram teses para reconhecer a efetividade dos direitos fundamentais prestacionais e solucionar a colisão de direitos fundamentais. No cenário fiscal atual faz-se necessário, com fundamento nas teses já existentes e com a indicação de novos elementos constantes deste estudo, o afastamento de limites fiscais para assegurar o direito fundamental à educação obrigatória e gratuita, regular e de qualidade.por
dc.description.abstractThe right to education in Brazilian constitutionalism presents an evolutionary process which aligns with international standards for the protection of compulsory and free of cost education. In the domestic legislative process adequate conventionality is identified when compared to the global and regional system, which recognizes human rights as rights nherent to human nature. Inspired by this global and regional normative system for protection of human rights, the Brazilian constitutional order of 1888 included material and formally the right to compulsory and free of cost education as a provision fundamental right. In the constitutional state, individuals were no longer recognized as object, but acquired the status of subjects with rights. To achieve the new social missions, the Constitutional State was submitted to a new fiscal order, within which the discipline conveying mean was the implementation of the budgetary norms, from the perspective of the parliamentary reserve, whose role is inconsistent in the equalization of revenue and expenditure ratio. The Federal Constitution recognizes education as a fundamental instrument for the very existence of the State, establishing even a minimum financing. The manipulation of State’s financial activity, which has as consequence irregular or unsatisfactory supply of the right to compulsory and free of cost basic education, culminated in the intervention, since the 90’s, of the Judiciary in the implementation of public policy for its accomplishment. In preserving the separation of powers, the national doctrine and jurisprudence, inspired by the German, Portuguese and Spanish doctrines, developed theses to recognize the effectiveness of the fundamental provision rights and to resolve the collision of fundamental rights. At the current fiscal scenario, it is necessary, based on the existing theses and with indication of new elements, included in this study, the disengagement of fiscal limits, to ensure the fundamental right to compulsory and free of charge education regularly and with quality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Direito ([email protected]) on 2019-06-13T11:42:57Z No. of bitstreams: 1 LEAN_ANTÔNIO_FERREIRA_DE_ARAÚJO.pdf: 1197568 bytes, checksum: 13832c6fc2afa5737db511e9f5f6d396 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2019-06-25T17:02:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LEAN_ANTÔNIO_FERREIRA_DE_ARAÚJO.pdf: 1197568 bytes, checksum: 13832c6fc2afa5737db511e9f5f6d396 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T17:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEAN_ANTÔNIO_FERREIRA_DE_ARAÚJO.pdf: 1197568 bytes, checksum: 13832c6fc2afa5737db511e9f5f6d396 (MD5) Previous issue date: 2019-06-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175733/TES_LEAN_ANTONIO_FERREIRA_DE_ARAUJO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Direitopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Fundamentalpor
dc.subjectDireito Subjetivo Públicopor
dc.subjectConvencionalidade Normativapor
dc.subjectResponsabilidade Fiscalpor
dc.subjectDever Orçamentalpor
dc.subjectLimitespor
dc.subjectAfastamentopor
dc.subjectJusticialidadepor
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectPublic Subjectiveeng
dc.subjectNormative Conventioneng
dc.subjectFiscal Responsibilityeng
dc.subjectBudgetary Dutyeng
dc.subjectBoundarieseng
dc.subjectDisengagementeng
dc.subjectJusticeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.title(In)aplicabilidade do princípio da reserva do possível nas decisões dos tribunais superiores na efetividade da política pública de educação obrigatória e gratuita : afastamento das limitações da lei de responsabilidade fiscalpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_LEAN_ANTONIO_FERREIRA_DE_ARAUJO_COMPLETO.pdfLEAN_ANTONIO_FERREIRA_DE_ARAUJO_TES1.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.