Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8494
Tipo do documento: Dissertação
Título: O impacto da escolaridade e da doença de alzheimer na produção oral de narrativa no envelhecimento : estudo da micro e macroestrutura com análise automática de textos
Autor: Garcia, Vitor Romário Monticelli
Primeiro orientador: Hübner, Lílian Cristine
Resumo: A narrativa é um tipo textual bastante recorrente (JERÔNIMO; HÜBNER, 2014). Produzir um texto é uma tarefa que demanda planejamento cognitivo estratégico, na construção de um modelo cognitivo inicialmente recrutado da memória episódica (ME) (VAN DIJK, 2010). Na Doença de Alzheimer (DA), as habilidades linguísticas discursivas são afetadas desde o início do desenvolvimento da demência (SOARES; BRANDÃO; LACERDA, 2012). A análise automática do discurso tem potencial para distinguir grupos clínicos de grupos controles saudáveis, auxiliando no diagnóstico precoce (TOLEDO, et. al., 2017). A escolaridade é uma variável que também pode interferir na qualidade da produção de textos (JERÔNIMO, 2016; STERN, 2012). Sendo assim, esta dissertação investiga se há diferenças na produção oral de narrativas na comparação entre idosos saudáveis segundo a escolaridade, bem como entre saudáveis e acometidos por DA nos níveis micro- e macroestruturais, correlacionando-se esses dados a construtos de memória de trabalho (MT) e episódica (ME). Ainda, utiliza-se da análise automática de textos para uma avaliação complementar dos dados. Para tanto, aborda dois estudos: o Estudo 1 compara grupos de idosos saudáveis de alta e baixa escolaridade na produção dos níveis da micro- e macroestrutura das narrativas, correlacionando-os com o desempenho dos construtos da ME e da MT, junto com uma análise automática de dados relativos à microestrutura. Compõem o estudo um grupo de 28 idosos saudáveis (média de idade = 69,46) de alta escolaridade (≥9 anos de escolaridade) (SAE), e outro grupo de 35 idosos saudáveis (média de idade = 72,20) de baixa escolaridade (entre 2 e 8 anos de escolaridade) (SBE); o Estudo 2 investiga as mesmas relações do Estudo 1, porém pelo viés da variável demência. Compõem o estudo um grupo controle (GC) de baixa escolaridade (SBE no Estudo 1), e outro grupo de 12 idosos acometidos pela DA (média de idade = 74,58) de baixa escolaridade (DA). A tarefa para coleta de dados linguísticos é uma produção de narrativa a partir da sequência de figuras The Dog Story (LE BOEUF, 1976). As tarefas neuropsicológicas que medem a capacidade de ME e MT são, respectivamente, Tarefa de Aprendizagem Verbal da BALE (Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento) (HUBNER et al, no prelo, adaptado de BUSCHKE, GROBER, 2012) e o Span de Dígitos (subteste do NEUPSILIN, de FONSECA et al., 2009). Para análise de microestrutura, 23 métricas linguísticas foram extraídas do software Coh-Metrix Dementia (ALUÍSIO; CUNHA; SCARTON, 2016). Para análise de macroestrutura utiliza-se o protocolo da BALE. São realizadas análises quantitativas e qualitativas. Os resultados principais indicam influência da escolaridade no desempenho da tarefa linguística, especialmente na construção da macroestrutura, sendo que idosos menos escolarizados demonstram falhas na construção da sequência narrativa, inclusão de informações extra-textuais, entre outras. Não houve diferenças significativas nos testes neuropsicológicos na distinção entre grupos saudáveis, porém correlacionaram positivamente com aspectos da construção da micro e macroestrutura das narrativas. Na comparação entre o grupo DA e GC, houve diferença no desempenho de ME, apontando declínio neste construto relacionado à demência. As principais diferenças linguísticas entre grupos GC e DA ficam por conta da produção de fragmentos de sentenças, maior utilização de palavras de conteúdo do que funcionais, maior número de pausas longas e hesitações no texto de DA. Espera-se que estes dados fomentem o uso da avaliação do discurso e o aprimoramento de ferramentas para sua análise para um diagnóstico precoce de quadros demenciais, auxiliando na melhora da qualidade de vida dos idosos.
Abstract: Narrative is a frequent type of text (JERÔNIMO; HÜBNER, 2014). Producing a text is a strategic task of cognitive planning, which is based on the construction of a cognitive model of the text in episodic memory (EM) (VAN DIJK, 2010). In Alzheimer’s disease (AD), discoursive linguistic abilities are impaired since the very beginning of the continuum of the dementia (SOARES; BRANDÃO; LACERDA, 2012). In this sense, automated speech analysis has the potential to distinguish between healthy and cognitively impaired groups, helping in the establishment of early diagnosis (TOLEDO, et. al., 2017). The level of education can also interfere in the quality of text production (JERÔNIMO, 2016; STERN, 2012). Hence, this master’s thesis investigates whether there are differences in oral production of micro and macrostructure of narratives in the comparison between groups of healthy and AD diagnosed elders. It also correlates working (WM) and episodic memory (EM) and linguistic data for the groups. To complement linguistic data, automatic text analysis is conducted in this study. To do so, this thesis is divided in two studies: Study 1 compares the production of micro and macrostructural levels of a narrative made by two groups of healthy elders (divided into high and low educational levels), correlating linguistic data with scores from WM and EM tasks. The performances of 28 high educational level (≥9 years of education) healthy elders (mean age = 69,46) (HHE), and 35 low educational level (between 2 and 8 years of education) healthy elders (mean age = 72,20) (HLE) are analyzed; Study 2 investigates the same comparisons reported in Study 1, but focusing on dementia. A low educational level control group (the same one described in Study 1) (HLE, now CG) is compared to a group of 12 low educational level AD-diagnosed elders (mean age = 74,58) (DA). The linguistic task proposed is an oral production of a narrative based on a sequence of pictures, The Dog Story (LE BOEUF, 1976). The neuropsychological tasks that measure EM and WM are, respectively, Verbal Learning Task, from BALE (Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento) (HÜBNER, et. al., accepted for publication, adapted from BUSCHKE, GROBER, 2012) and Digit Span (subtest from NEUPSILIN, by FONSECA et al., 2009). To the analysis of the microstructure, 23 linguistic features are extracted from the software Coh-Metrix Dementia (ALUÍSIO; CUNHA; SCARTON, 2016). To the analysis of macrostructure the protocol from BALE is adopted. Both quantitative and qualitative analyses are conducted. Main results indicate influence of educational level on performance in the linguistic task, especially in the construction of the macrostructure, which means that low educational level elders had problems with the construction of the different steps of the narrative, included extra information, among other aspects. There were no significant differences between healthy participants in the neuropsychological tasks, even though positive correlations were identified between them and the construction of micro and macrostructure. Differences were also identified in the comparison between CG and AD in the EM task, which may indicate impairment in EM due to dementia. The main linguistic differences between CG and AD are related to the production of fragments of a sentence, higher incidence of content words rather than function words, higher incidence of pauses and hesitations in the narratives produced by ADs. It is expected that the data presented here contribute to foster the use of discourse in AD assessment, as well as to enhance automated speech analysis tools, making it possible to early diagnose dementias and improve life quality to the elderly.
Palavras-chave: Envelhecimento
Doença de Alzheimer
Produção Oral de Narrativa
Análise Automática de Texto
Escolaridade
Memória
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 36 meses
Data para liberar texto completo: 28/03/2022
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8494
Data de defesa: 9-Jan-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_VITOR_ROMARIO_MONTICELLI_GARCIA_COMPLETO.pdfVITOR_ROMARIO_MONTICELLI_GARCIA_DIS1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.