Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8311
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Simulating Behavior Diversity in BioCrowds |
Autor: | Knob, Paulo Ricardo |
Primeiro orientador: | Musse, Soraia Raupp |
Resumo: | Most of the techniques available nowadays for crowd simulation are focused on a specific situation, e.g. evacuation in hazardous events. Very few of them consider the cultural and personality aspects present in a society to determine the behavior of agents. Therefore, this work aims to build a framework able to deal with different cultural and personality theories as input, and translate them into a group parametrization, which is going to determine the behavior of groups and crowds in virtual environments. Also, we include in BioCrowds a comfort response for agents, in terms of density and thermal characteristics of the environment. Results indicate that the cultural/psychological mappings seem promising, since agents were able to perform as intended. Additionally, agents were able to react due to thermal and density comfort, improving their ability to react to environmental changes. |
Abstract: | A maioria das técnicas disponíveis hoje em dia para simulação de multidões está focada em uma situação específica, por exemplo, evacuação em eventos perigosos. Poucas técnicas consideram os aspectos culturais e de personalidade presentes em uma sociedade para determinar o comportamento dos agentes. Portanto, este trabalho tem como objetivo construir um framework capaz de lidar com diferentes teorias culturais e de personalidade como input, traduzindo-as em uma parametrização de grupo, que vai determinar o comportamento de grupos e multidões em ambientes virtuais. Além disso, incluímos no BioCrowds uma resposta de conforto para os agentes, em termos de densidade e características térmicas do ambiente. Os resultados indicam que os mapeamentos culturais / psicológicos parecem promissores, uma vez que os agentes foram capazes de se comportar conforme o esperado. Além disso, os agentes foram capazes de reagir devido ao conforto térmico e de densidade, melhorando sua capacidade de reagir às mudanças do ambiente. |
Palavras-chave: | Crowd Simulation Culturality Crowd Comfort Complex Environments Simulação de Multidões Culturalidade Conforto da Multidão Ambientes Complexos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola Politécnica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8311 |
Data de defesa: | 22-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS_PAULO_RICARDO_KNOB_COMPLETO.pdf | PAULO_RICARDO_KNOB_DIS | 15,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.