Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKist, Silvério-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4484407137598725por
dc.contributor.advisor1Eggert, Edla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.date.accessioned2018-04-23T16:47:42Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7959-
dc.description.resumoEsta dissertação analisou como acontece a formação de alunos adultos maduros, pessoas a partir dos 40 anos. O estudo foi realizado em dois Centros de Formação de condutores onde foram constatados resultados distintos nas provas teóricas da cidade de Porto Alegre. A partir dos dados secundários do sistema do Departamento Estadual de Trânsito com a respectiva constatação dos que tem a menor e a maior razão entre os resultados das provas, analisei teorias que refletissem as melhores práticas na educação de adultos e da vida adulta, estabeleci algumas questões com base na pergunta central da pesquisa, que foi, como acontece a formação de condutores adultos maduros em centros de Formação de Condutores com resultados distintos nas provas teóricas, tendo por base teorias que versam sobre como melhor acontece a educação destes adultos. Além dos dados quantitativos analisados, realizei entrevistas nos dois centros, sendo que no CFC1 com o instrutor teórico de trânsito e a diretora de ensino e no CFC 2 com dois instrutores teóricos e uma diretora de ensino. Analisei as entrevistas comparando as afirmações dos entrevistados com as teorias de educação de adultos. Constatei que os melhores resultados com adultos maduros do CFC 1 estão diretamente relacionados com as práticas de seu instrutor que utiliza diversos aspectos relacionados à formação deste público, muito embora ele não indique a consciência teórica do porquê utiliza tais práticas. O estudo evidenciou que as ações educativas voltadas para adultos maduros ainda são pouco exploradas por parte dos Centros de Formação de Condutores e que existe a possibilidade de melhorar significativamente a formação destas pessoas, futuras condutoras, com base nas teorias já disponíveis da área da Educação, para qualificar as práticas docentes no ensino de adultos maduros, muito mais adequadas a essas pessoas.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzed how the formation of mature adult students, people aged under 40 years. The study was carried out in two Driver Training Centers where different results were found in the theoretical tests of the city of Porto Alegre. Based on the secondary data from the State Department of Traffic system, with the respective finding that has the lowest and the highest ratio of test results, I analyzed theories that reflected the best practices in adult education and adult life, I established some questions based on the central question of the research, which was how the training of mature adult drivers in Driver Training centers with different results in the theoretical tests, based on theories that deal with how the education of these adults happens best. In addition to the quantitative data analyzed, I conducted interviews in both centers, in CFC1 with the theoretical traffic instructor and the teaching director and in CFC 2 with two theoretical instructors and a teaching director. I analyzed the interviews comparing the statements of the interviewees with the theories of adult education. I have found that the best results for mature adults in CFC 1 are directly related to the practices of their instructor who uses various aspects related to the training of this audience, even though it does not indicate the theoretical awareness of why they use such practices. The study showed that educational actions aimed at mature adults are still little explored by the Driver Training Centers and that there is a possibility of significantly improving the training of these people, future drivers, based on theories already available in the area of Education, to qualify teaching practices in the teaching of mature adults, much more appropriate to these people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2018-04-09T18:42:07Z No. of bitstreams: 1 SILVÉRIO KIST.pdf: 1502995 bytes, checksum: 2dcefcd94d0dcfee14ccfc2966c4c8a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-04-23T16:44:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVÉRIO KIST.pdf: 1502995 bytes, checksum: 2dcefcd94d0dcfee14ccfc2966c4c8a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-23T16:47:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVÉRIO KIST.pdf: 1502995 bytes, checksum: 2dcefcd94d0dcfee14ccfc2966c4c8a1 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171630/SILV%c3%89RIO%20KIST.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Adultospor
dc.subjectFormação de Condutorespor
dc.subjectVida Adultapor
dc.subjectAdultos Madurospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação de adultos maduros no processo de formação de condutores : um estudo de caso comparativo a partir dos resultados de provas teóricaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVÉRIO KIST.pdfSILVERIO_KIST_DIS1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.