Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/751
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | "E o prêmio vai para..." : os estereótipos de gênero nos livros infantis premiados na última década |
Autor: | Botton, Andressa |
Primeiro orientador: | Strey, Marlene Neves |
Resumo: | Esta dissertação é fruto do interesse em problematizar o binarismo sexual baseado no determinismo biológico que define que ou se nasce menina/mulher, ou menino/homem, tendo, nesses dois pólos, universos antagônicos e excludentes um em relação ao outro. Além disso, desde a infância, são ensinados modos de exercer as ditas masculinidades e feminilidades, baseando-se em construções sociais sexistas e patriarcais de acordo com o sexo e o seu gênero correspondente. Nossa pesquisa tem como enfoque o estudo das teorias de gênero feministas, num viés pós-estruturalista de análise. Para isso, optando por focar nossas problematizações na infância, propusemos uma análise de dez livros infantis premiados na última década pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), objetivando compreender como as questões de gênero são mostradas nessas obras e se/como contribuem para a manutenção dos estereótipos de gênero e posteriores atitudes de submissão das mulheres em relação à dominação masculina. Através da realização da Análise de Discurso dos textos desses livros e da Análise Semiótica de Imagens Paradas das ilustrações existentes neles, percebemos que os estereótipos de gênero tradicionais ainda estão muito presentes, expondo a figura feminina associada à maternidade, ao casamento, à dependência masculina e circulando nos ambientes privados, enquanto as figuras masculinas são caracterizadas pela atividade, pela valentia, pela coragem e pela virilidade, tendo livre-arbítrio para manifestarem-se nos cenários públicos. Observamos, também, que os discursos que quebram esses estereótipos aparecem de forma reduzida e, algumas vezes, sucumbem a um final tradicionalmente estereotipado, segundo as questões de gênero |
Palavras-chave: | PSICOLOGIA RELAÇÕES DE GÊNERO LITERATURA INFANTIL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | BOTTON, Andressa. "E o prêmio vai para..." : os estereótipos de gênero nos livros infantis premiados na última década. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/751 |
Data de defesa: | 1-Mar-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
430845.pdf | Texto Completo | 5,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.