Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta Neto, Ernani Carvalho da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4336111D5por
dc.contributor.advisor1Perin, Marcelo Gattermann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9por
dc.date.accessioned2017-06-27T16:56:11Z-
dc.date.issued2017-03-20-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7376-
dc.description.resumoA crescente competitividade e encurtamento dos ciclos tecnológicos têm conduzido as empresas à busca por inovações de diferentes fontes. O contexto da interação entre universidade e empresa tem sido uma importante fonte de inovação por meio da transferência de conhecimento e tecnologia. Entretanto, a distinção da natureza organizacional de universidades e empresas apresenta desafios, em especial em países com menos experiência e intensidade de inovação, como na realidade brasileira. Esta dissertação tem por objetivo explorar as dimensões importantes na perspectiva das empresas que se engajam em interações com universidades no Brasil para atingir seus objetivos de inovação. A pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, obteve resposta de 14 profissionais vinculados a empresas engajadas em interações com universidades. Foram identificadas e analisadas cinco dimensões relevantes na visão das empresas: as motivações para se engajar nas colaborações, as atividades de transferência realizadas nas interações, os fatores intervenientes, facilitadores e barreiras às transferências, assim como os resultados de inovação esperados a partir da interação com as universidades. Foram identificados e categorizados os principais fatores, ou variáveis, relevantes em cada uma destas dimensões e cotejados com a teoria disponível sobre o assunto. Dentre as contribuições teóricas do presente estudo, está o redesenho do processo de transferência de conhecimento e tecnologia na interação universidade-empresa, com a qualificação dos principais fatores importantes para as empresas. Outra contribuição importante, reside no diagnóstico da realidade atual brasileira sobre a temática, comparada com outros países em diferentes estágios de desenvolvimento. Quanto as contribuições gerenciais, este estudo tem utilidade para universidades que visam aperfeiçoar o relacionamento com o meio empresarial, pois apresenta as prioridades e atributos de valor na perspectiva das empresas. Outra contribuição gerencial relevante tem como destinatária a própria empresa engajada em colaborações com universidades. Neste caso, a empresa pode obter material sobre os fatores críticos na relação com universidades e assim planejar soluções para lidar com as situações que devem se apresentar.por
dc.description.abstractThe current growing competitivity and shortening of technological cycle have led industries to seek innovation out of several sources. The context of universityindustry interaction have been an important source of innovation through knowledge and technology transfer. Nevertheless, the distinctive organizational nature of universities and industries presents challenges, especially in countries with less experience and lower intensity of innovation, such as the Brazilian reality. This dissertation has the objective of exploring the important dimensions in the perspective of the industries which engage in activities of knowledge and technology transfer with universities in Brazil. The research, of qualitative and descriptive approach, obtained answers of fourteen executives from companies engaged with universities. Five relevant dimensions were identified and analyzed on the industry perspective: motivations to engage in collaborations, activities of transfer in the interactions, intervenient factors, facilitators and barriers for transfer activities, as well as, expected innovation outcomes out of interactions with universities. The main factors, or variables, were identified and categorized, relevant within each one of the five dimensions and were compared to the available theory found in the literature. Among theoretical contributions of this study, it is the redesign of the process of knowledge and technological transfer in the university-industry interaction, including the qualification of the main factors for the industries. Another important contribution resides on a diagnosis of the Brazilian reality on the subject matter, compared to other countries in more developed stages of development. Regarding, the managerial contributions, this study is useful for universities aiming at improving relationships with industries, because it presents priorities and value attributes in the industry perspective. Another relevant managerial contribution has as recipient the own industry engaged in collaborations with universities. In this case, one industry is able to obtain critical factors in the relationship with universities, so that it can plan solutions accordingly to deal with situations that may come.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-27T16:56:11Z No. of bitstreams: 1 DIS_ERNANI_CARVALHO_DA_COSTA_NETO_COMPLETO.pdf: 1465788 bytes, checksum: 0070dd2cd05c5febebfb4e33fca789df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-27T16:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_ERNANI_CARVALHO_DA_COSTA_NETO_COMPLETO.pdf: 1465788 bytes, checksum: 0070dd2cd05c5febebfb4e33fca789df (MD5) Previous issue date: 2017-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168805/DIS_ERNANI_CARVALHO_DA_COSTA_NETO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteração Universidade-Empresapor
dc.subjectTransferência de Conhecimento e Tecnologiapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectDimensõespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleTransferência de conhecimento e tecnologia : a perspectiva empresarial no contexto de sua interação com a universidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ERNANI_CARVALHO_DA_COSTA_NETO_COMPLETO.pdfTexto Completo1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.