Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/688
Document type: | Dissertação |
Title: | Estratégias lúdicas utilizadas pelas crianças frente à separação materna na entrada da pré-escola |
Author: | Menegat, Carla de Barros ![]() |
Advisor: | Poli, Maria Cristina |
Abstract (native): | Foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. O primeiro, tem como objetivo discutir a ligação entre a relação mãe-filho e a expressão do brincar. A revisão da literatura centra-se, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Donald W. Winnicott, pois este autor compreende que a construção do brincar está interligada com a relação mãe e filho. Assim, o brincar inicia a sua expressão na relação com a mãe, mas, ao mesmo tempo, para ele poder, cada vez mais, tornar-se criativo e simbólico a criança precisa tolerar a sua separação da mãe. Evidenciamos, ao longo deste trabalho, a importância que o brincar tem para a criança como um meio de expressão e de elaboração de angústias. São apresentadas algumas pesquisas atuais que investigam e salientam a valorização do uso do brinquedo em situações em que as crianças enfrentam dificuldades. Entretanto, percebemos que ainda há poucos trabalhos com o referencial psicanalítico sobre o brincar além do setting da psicoterapia psicanalítica e da psicanálise com crianças. O segundo artigo busca analisar as estratégias lúdicas que crianças utilizam para enfrentar a separação materna na entrada da pré-escola. Este entendimento ocorreu com base em observações do brincar de crianças pré-escolares e de entrevistas com as mães. Foram observadas, durante um período de três meses, seis crianças, com idades entre quatro e cinco anos na fase de ingresso na escola. Neste estudo se destacaram algum elementos: a relação entre mãe e filho, a identificação no brincar, o brincar e a fantasia do abandono, a angúsita e o objeto transacional. Apesar das dificuldades de cada criança em lidar com a sua angústia de separação, todas conseguiram, no seu tempo, construir estratégias lúdicas na entrada da pré-escola. |
Keywords: | PSICOLOGIA INFANTIL MÃES E FILHOS EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR BRINCADEIRAS ANGÚSTIA DE SEPARAÇÃO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Psicologia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | MENEGAT, Carla de Barros. Estratégias lúdicas utilizadas pelas crianças frente à separação materna na entrada da pré-escola. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/688 |
Issue Date: | 8-Mar-2006 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
348248.pdf | Texto Completo | 820.92 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.