Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenegat, Carla de Barros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713466U1por
dc.contributor.advisor1Poli, Maria Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799440H6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:38Z-
dc.date.available2006-12-27-
dc.date.issued2006-03-08-
dc.identifier.citationMENEGAT, Carla de Barros. Estratégias lúdicas utilizadas pelas crianças frente à separação materna na entrada da pré-escola. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/688-
dc.description.resumoForam elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. O primeiro, tem como objetivo discutir a ligação entre a relação mãe-filho e a expressão do brincar. A revisão da literatura centra-se, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Donald W. Winnicott, pois este autor compreende que a construção do brincar está interligada com a relação mãe e filho. Assim, o brincar inicia a sua expressão na relação com a mãe, mas, ao mesmo tempo, para ele poder, cada vez mais, tornar-se criativo e simbólico a criança precisa tolerar a sua separação da mãe. Evidenciamos, ao longo deste trabalho, a importância que o brincar tem para a criança como um meio de expressão e de elaboração de angústias. São apresentadas algumas pesquisas atuais que investigam e salientam a valorização do uso do brinquedo em situações em que as crianças enfrentam dificuldades. Entretanto, percebemos que ainda há poucos trabalhos com o referencial psicanalítico sobre o brincar além do setting da psicoterapia psicanalítica e da psicanálise com crianças. O segundo artigo busca analisar as estratégias lúdicas que crianças utilizam para enfrentar a separação materna na entrada da pré-escola. Este entendimento ocorreu com base em observações do brincar de crianças pré-escolares e de entrevistas com as mães. Foram observadas, durante um período de três meses, seis crianças, com idades entre quatro e cinco anos na fase de ingresso na escola. Neste estudo se destacaram algum elementos: a relação entre mãe e filho, a identificação no brincar, o brincar e a fantasia do abandono, a angúsita e o objeto transacional. Apesar das dificuldades de cada criança em lidar com a sua angústia de separação, todas conseguiram, no seu tempo, construir estratégias lúdicas na entrada da pré-escola.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 348248.pdf: 840626 bytes, checksum: 9917acec26a3b5d86dd583e4d6b4ed59 (MD5) Previous issue date: 2006-03-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7092/348248.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectMÃES E FILHOSpor
dc.subjectEDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARpor
dc.subjectBRINCADEIRASpor
dc.subjectANGÚSTIA DE SEPARAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEstratégias lúdicas utilizadas pelas crianças frente à separação materna na entrada da pré-escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
348248.pdfTexto Completo820.92 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.