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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/688
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DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Menegat, Carla de Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713466U1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Poli, Maria Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799440H6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:38Z | - |
dc.date.available | 2006-12-27 | - |
dc.date.issued | 2006-03-08 | - |
dc.identifier.citation | MENEGAT, Carla de Barros. Estratégias lúdicas utilizadas pelas crianças frente à separação materna na entrada da pré-escola. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/688 | - |
dc.description.resumo | Foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. O primeiro, tem como objetivo discutir a ligação entre a relação mãe-filho e a expressão do brincar. A revisão da literatura centra-se, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Donald W. Winnicott, pois este autor compreende que a construção do brincar está interligada com a relação mãe e filho. Assim, o brincar inicia a sua expressão na relação com a mãe, mas, ao mesmo tempo, para ele poder, cada vez mais, tornar-se criativo e simbólico a criança precisa tolerar a sua separação da mãe. Evidenciamos, ao longo deste trabalho, a importância que o brincar tem para a criança como um meio de expressão e de elaboração de angústias. São apresentadas algumas pesquisas atuais que investigam e salientam a valorização do uso do brinquedo em situações em que as crianças enfrentam dificuldades. Entretanto, percebemos que ainda há poucos trabalhos com o referencial psicanalítico sobre o brincar além do setting da psicoterapia psicanalítica e da psicanálise com crianças. O segundo artigo busca analisar as estratégias lúdicas que crianças utilizam para enfrentar a separação materna na entrada da pré-escola. Este entendimento ocorreu com base em observações do brincar de crianças pré-escolares e de entrevistas com as mães. Foram observadas, durante um período de três meses, seis crianças, com idades entre quatro e cinco anos na fase de ingresso na escola. Neste estudo se destacaram algum elementos: a relação entre mãe e filho, a identificação no brincar, o brincar e a fantasia do abandono, a angúsita e o objeto transacional. Apesar das dificuldades de cada criança em lidar com a sua angústia de separação, todas conseguiram, no seu tempo, construir estratégias lúdicas na entrada da pré-escola. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 348248.pdf: 840626 bytes, checksum: 9917acec26a3b5d86dd583e4d6b4ed59 (MD5) Previous issue date: 2006-03-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7092/348248.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA INFANTIL | por |
dc.subject | MÃES E FILHOS | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | por |
dc.subject | BRINCADEIRAS | por |
dc.subject | ANGÚSTIA DE SEPARAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Estratégias lúdicas utilizadas pelas crianças frente à separação materna na entrada da pré-escola | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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File | Description | Size | Format | |
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