Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/679
Tipo do documento: Tese
Título: Através dos olhos, das mãos e da boca : a ressignificação da vida após a aposentadoria por invalidez permanente
Autor: Witczak, Marcus Vinicius Castro 
Primeiro orientador: Guareschi, Pedrinho Arcides
Resumo: Esta tese de doutorado tem por temática a aposentadoria por invalidez permanente decorrente do acidente do trabalho e se propõe entender como as pessoas assim se ressignificam e quais são os mecanismos utilizados. Esse estudo se justifica plenamente pelo número crescente de acidentes do trabalho em nosso país. Dados do Ministério da Previdência Social apontam que durante o ano de 2007 ocorreram mais de 650 mil acidentes do trabalho no Brasil, um aumento de 27,5% em relação ao ano anterior. Situa-se teoricamente dentro da Psicologia Social Crítica, mais especificamente, no campo de análise das representações sociais (MOSCOVICI, 2003). A tese a ser defendida é que a ressignificação do sujeito aposentado por invalidez decorrente de acidente do trabalho somente é possível através da produção de uma consciência crítica que rompa com a centralidade do conceito de trabalho. Está dividida em três seções: a primeira intitula-se Do fechar e abrir os olhos: seria possível uma vida sem trabalho?. Nela são apresentados, articulados e discutidos os principais conceitos teóricos que fundamentam este estudo. A segunda, Pensando pela boca - a narrativa e a produção de significados em aposentados por invalidez decorrente de acidente do trabalho, apresenta a articulação entre a entrevista narrativa (BAUER & GASKELL, 2002) e os triângulos de significação (GUARESCHI, 2004; MARKOVÁ, 2006; JOVCHELOVITCH, 2008) como possibilidade metodológica e apresenta dois casos empíricos. A terceira, Entre o consumo e o descarte: quando o corpo fala, insere as questões do corpo a esta discussão e as possibilidades de ressignificação a partir deste. Nas considerações finais aparecem as conclusões que se chegou a respeito de como a ressignificação da vida após a aposentadoria por invalidez permanente decorrente do acidente do trabalho passa, necessariamente, pelo Outro, pela comunidade e pela produção de uma consciência crítica.
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
APOSENTADORIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
TRABALHO - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
ACIDENTES DO TRABALHO
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
TRABALHADORES - SAÚDE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: WITCZAK, Marcus Vinicius Castro. Através dos olhos, das mãos e da boca : a ressignificação da vida após a aposentadoria por invalidez permanente. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/679
Data de defesa: 4-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
417948.pdfTexto Completo688,37 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.