Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6331
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entrevista motivacional para estudantes de graduação dos diferentes cursos na área da saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Autor: | Souza , Fernanda Pasquoto de |
Primeiro orientador: | Oliveira , Margareth da Silva |
Resumo: | Esta tese aborda o uso da Entrevista Motivacional com estudantes do último ano de graduação de diferentes cursos da área da saúde. Inicialmente apresenta uma contextualização geral, contemplando o contexto da pesquisa do ponto de vista teórico e do ponto de vista prático. Para tanto, foram realizados três estudos distintos. O primeiro artigo buscou, através de uma revisão assistemática de literatura, conhecer os treinamentos em Entrevista Motivacional oferecidos para profissionais da área da saúde. O segundo, utilizou um delineamento transversal em uma amostra de 120 estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento das habilidades fundamentais da Entrevista Motivacional. Além disso, foi verificado o grau de confiança e da importância em utilizar essas habilidades na prática diária dos participantes da amostra. O terceiro, através de um delineamento pré e pós-teste quase-experimental, procurou examinar a efetividade de um treinamento de oito horas das habilidades básicas da Entrevista Motivacional com 60 estudantes do último ano de diferentes cursos na área da saúde. Nossos resultados, tomados em conjunto, têm implicações importantes para a divulgação da relevância de oferecer formação em Entrevista Motivacional para para estudantes de graduação de diferentes cursos de saúde. |
Abstract: | This dissertation deals the use of Motivational Interviewing with undergraduate students in the senior year from different healthcare courses. Initially, it is presented a general contextualization of the current research from both a theoretical and a practical point of view. Therefore, three different studies were performed. The first paper aimed to, through an unsystematic review of literature, know the MI trainings offered to health professionals. The second used a crosssectional design in a sample of 120 undergraduate students in the senior year from Medicine, Physiotherapy, Dentistry, Psychology, Nursing, and Nutrition School in order to evaluate the knowledge level of the Motivational Interviewing basic skills. The Confidence and Importance level of using these basic skills in participants' daily practice was also verified. The third using a pre and post-test quasi-experimental design, sought to examine the effectiveness of the eight hour Motivational Interviewing basic skills training with 60 undergraduate students in the senior year from different healthcare courses. Taken together, our results have important implications for the dissemination of the relevant to offer Motivational Interviewing training for undergraduate students from different healthcare courses. |
Palavras-chave: | PSICOLOGIA CLÍNICA ENTREVISTA PSICOLÓGICA TREINAMENTO MOTIVACIONAL ENTREVISTA MOTIVACIONAL PROFISSIONAIS - ENTREVISTAS |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6331 |
Data de defesa: | 25-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
475306 Texto Parcial.pdf | Texto Parcial | 818,67 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.