Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza , Fernanda Pasquoto de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509033E0por
dc.contributor.advisor1Oliveira , Margareth da Silva-
dc.date.accessioned2015-09-29T12:24:40Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6331-
dc.description.resumoEsta tese aborda o uso da Entrevista Motivacional com estudantes do último ano de graduação de diferentes cursos da área da saúde. Inicialmente apresenta uma contextualização geral, contemplando o contexto da pesquisa do ponto de vista teórico e do ponto de vista prático. Para tanto, foram realizados três estudos distintos. O primeiro artigo buscou, através de uma revisão assistemática de literatura, conhecer os treinamentos em Entrevista Motivacional oferecidos para profissionais da área da saúde. O segundo, utilizou um delineamento transversal em uma amostra de 120 estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento das habilidades fundamentais da Entrevista Motivacional. Além disso, foi verificado o grau de confiança e da importância em utilizar essas habilidades na prática diária dos participantes da amostra. O terceiro, através de um delineamento pré e pós-teste quase-experimental, procurou examinar a efetividade de um treinamento de oito horas das habilidades básicas da Entrevista Motivacional com 60 estudantes do último ano de diferentes cursos na área da saúde. Nossos resultados, tomados em conjunto, têm implicações importantes para a divulgação da relevância de oferecer formação em Entrevista Motivacional para para estudantes de graduação de diferentes cursos de saúde.por
dc.description.abstractThis dissertation deals the use of Motivational Interviewing with undergraduate students in the senior year from different healthcare courses. Initially, it is presented a general contextualization of the current research from both a theoretical and a practical point of view. Therefore, three different studies were performed. The first paper aimed to, through an unsystematic review of literature, know the MI trainings offered to health professionals. The second used a crosssectional design in a sample of 120 undergraduate students in the senior year from Medicine, Physiotherapy, Dentistry, Psychology, Nursing, and Nutrition School in order to evaluate the knowledge level of the Motivational Interviewing basic skills. The Confidence and Importance level of using these basic skills in participants' daily practice was also verified. The third using a pre and post-test quasi-experimental design, sought to examine the effectiveness of the eight hour Motivational Interviewing basic skills training with 60 undergraduate students in the senior year from different healthcare courses. Taken together, our results have important implications for the dissemination of the relevant to offer Motivational Interviewing training for undergraduate students from different healthcare courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-09-29T12:24:40Z No. of bitstreams: 1 475306 Texto Parcial.pdf: 838322 bytes, checksum: eff1e4be8410f0b48231927c597012f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-29T12:24:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 475306 Texto Parcial.pdf: 838322 bytes, checksum: eff1e4be8410f0b48231927c597012f3 (MD5) Previous issue date: 2015-08-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/163401/475306%20Texto%20Parcial.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA CLÍNICApor
dc.subjectENTREVISTA PSICOLÓGICApor
dc.subjectTREINAMENTO MOTIVACIONALpor
dc.subjectENTREVISTA MOTIVACIONALpor
dc.subjectPROFISSIONAIS - ENTREVISTASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEntrevista motivacional para estudantes de graduação dos diferentes cursos na área da saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
475306 Texto Parcial.pdfTexto Parcial818.67 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.