Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem por idosos na utilização da internet
Autor: Oliveira, Felipe Schroeder de 
Primeiro orientador: Jou, Graciela Inchausti de
Resumo: Foram elaborados três artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre o declínio cognitivo na terceira idade e a sua relação com aprendizagem, enfocando a sua relação com a metacognição. Neste artigo abordaram-se aspectos envolvidos na aprendizagem de informática por idosos. Para tanto, destacou-se o que a literatura nos traz em referência ao declínio cognitivo do idoso, à metacognição e às experiências de ensino na terceira idade já realizadas, contemplando programas de ensino em informática desta natureza. O segundo artigo se propôs a realizar um estudo de casos múltiplos realizado com quatro idosas residentes no município de Cascavel, Paraná, onde durante quatro meses participaram de um curso para adquirirem habilidades específicas do uso do computador especificamente a utilização da Internet. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do declínio cognitivo, da depressão e de características sócio-econômicas no desempenho das participantes nas atividades com o computador. Observou-se também, ao longo do curso, as estratégias metacognitivas utilizadas no processo de aprendizagem das idosas. O terceiro artigo trata-se de um estudo transversal, quase-experimental, que investigou a relação entre o declínio cognitivo, a depressão e características como escolaridade, idade, uso de medicamentos, saúde e o desempenho na aprendizagem do uso da internet. Participaram 30 idosos com idades entre 60 e 75 anos residentes no município de Cascavel, Paraná. Foram avaliados em aspectos voltados à cognição, depressão e inteligência, bem como foram levantados dados sócio-demográficos para serem relacionados ao desempenho final de cada participante em função das habilidades adquiridas no uso do computador. Os 30 participantes estavam divididos em dois subgrupos segundo o curso que participaram. Um grupo maior com 24 idosos participava de um curso regular oferecido pelo programa assistencial da Fundação Assis Gurgacz, enquanto que o grupo menor de seis idosos foi organizado pelo pesquisador e pela Comissão de Orientação em Pesquisa e Extensão da Faculdade Assis Gurgacz com a finalidade de acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes. Os resultados mostraram que nenhuma das variáveis independentes estudadas mostrava-se associada ao desempenho na aprendizagem das habilidades em informática, o que nos permite supor que neste nível de aprendizagem não existiriam impedimentos nem cognitivos, nem de escolaridade para que os idosos aprendam a lidar num nível básico com uma ferramenta que os conecte com a sociedade, amigos e lhe ofereça informações e entretenimento.
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
IDOSOS
IDOSOS - ATIVIDADES COGNITIVAS
INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: OLIVEIRA, Felipe Schroeder de. Aprendizagem por idosos na utilização da internet. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628
Data de defesa: 30-Mar-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
380717.pdfTexto Completo515,89 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.