Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Felipe Schroeder de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779880Z7por
dc.contributor.advisor1Jou, Graciela Inchausti de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960Y7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:27Z-
dc.date.available2006-11-20-
dc.date.issued2006-03-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Felipe Schroeder de. Aprendizagem por idosos na utilização da internet. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628-
dc.description.resumoForam elaborados três artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre o declínio cognitivo na terceira idade e a sua relação com aprendizagem, enfocando a sua relação com a metacognição. Neste artigo abordaram-se aspectos envolvidos na aprendizagem de informática por idosos. Para tanto, destacou-se o que a literatura nos traz em referência ao declínio cognitivo do idoso, à metacognição e às experiências de ensino na terceira idade já realizadas, contemplando programas de ensino em informática desta natureza. O segundo artigo se propôs a realizar um estudo de casos múltiplos realizado com quatro idosas residentes no município de Cascavel, Paraná, onde durante quatro meses participaram de um curso para adquirirem habilidades específicas do uso do computador especificamente a utilização da Internet. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do declínio cognitivo, da depressão e de características sócio-econômicas no desempenho das participantes nas atividades com o computador. Observou-se também, ao longo do curso, as estratégias metacognitivas utilizadas no processo de aprendizagem das idosas. O terceiro artigo trata-se de um estudo transversal, quase-experimental, que investigou a relação entre o declínio cognitivo, a depressão e características como escolaridade, idade, uso de medicamentos, saúde e o desempenho na aprendizagem do uso da internet. Participaram 30 idosos com idades entre 60 e 75 anos residentes no município de Cascavel, Paraná. Foram avaliados em aspectos voltados à cognição, depressão e inteligência, bem como foram levantados dados sócio-demográficos para serem relacionados ao desempenho final de cada participante em função das habilidades adquiridas no uso do computador. Os 30 participantes estavam divididos em dois subgrupos segundo o curso que participaram. Um grupo maior com 24 idosos participava de um curso regular oferecido pelo programa assistencial da Fundação Assis Gurgacz, enquanto que o grupo menor de seis idosos foi organizado pelo pesquisador e pela Comissão de Orientação em Pesquisa e Extensão da Faculdade Assis Gurgacz com a finalidade de acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes. Os resultados mostraram que nenhuma das variáveis independentes estudadas mostrava-se associada ao desempenho na aprendizagem das habilidades em informática, o que nos permite supor que neste nível de aprendizagem não existiriam impedimentos nem cognitivos, nem de escolaridade para que os idosos aprendam a lidar num nível básico com uma ferramenta que os conecte com a sociedade, amigos e lhe ofereça informações e entretenimento.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 380717.pdf: 528270 bytes, checksum: 1ccb1177a3fc4010484a3a46f50d8255 (MD5) Previous issue date: 2006-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6999/380717.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectIDOSOSpor
dc.subjectIDOSOS - ATIVIDADES COGNITIVASpor
dc.subjectINFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAprendizagem por idosos na utilização da internetpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
380717.pdfTexto Completo515,89 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.