Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615
Document type: | Dissertação |
Title: | Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
Author: | Kunrath, Letícia Hoffmann |
Advisor: | Wagner, Adriana |
Abstract (native): | Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz. |
Keywords: | PSICOLOGIA INFANTIL HIPERATIVIDADE PAIS E FILHOS PSICOLOGIA EDUCACIONAL CRIANÇAS - EDUCAÇÃO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Psicologia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615 |
Issue Date: | 28-Aug-2006 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
384217.pdf | Texto Completo | 460,01 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.