Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Kunrath, Letícia Hoffmann | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744925E9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wagner, Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:24Z | - |
dc.date.available | 2006-11-09 | - |
dc.date.issued | 2006-08-28 | - |
dc.identifier.citation | KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384217.pdf: 471055 bytes, checksum: ff13ca998b26d0613afcd83ec6a803c4 (MD5) Previous issue date: 2006-08-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6889/384217.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA INFANTIL | por |
dc.subject | HIPERATIVIDADE | por |
dc.subject | PAIS E FILHOS | por |
dc.subject | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | CRIANÇAS - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
384217.pdf | Texto Completo | 460,01 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.