Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6030
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental em um clube de ciências, utilizando geotecnologias
Autor: Schleich , Álisson Passos 
Primeiro orientador: Lahm , Regis Alexandre
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com estudantes do 6° e 7º ano do ensino fundamental, pertencentes ao Projeto Clube de Ciências (Bio Clube), de um colégio privado da cidade de Porto Alegre, RS. O objetivo da investigação foi compreender como ocorre a construção de conhecimentos pelos alunos sobre o tema meio ambiente, utilizando como ferramenta as geotecnologias. Os conhecimentos prévios dos alunos foram diagnosticados pela aplicação de um questionário. Posteriormente, as atividades desenvolvidas consistiram na visualização e interpretação de imagens orbitais obtidas via software Google Earth TM, oficina com aparelhos de GPS, confecção de cartazes, entre outras. Para a coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos, como diários de classe, produções textuais dos alunos, entrevistas, além de observações feitas durante os encontros do Bio Clube. Todos os dados obtidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva, fundamentada por Moraes e Galiazzi (2007). Após a análise dos dados emergiram três categorias principais: O meio ambiente como objeto de estudo; Construção de conhecimentos em um Clube de Ciências; Aplicação de novas tecnologias na educação.A investigação permitiu concluir que o uso das diversas estratégias desenvolvidas durante uma Unidade de Aprendizagem favoreceu e motivou os alunos no processo de construção de saberes, revelando ainda que as geotecnologias são uma ótima opção para a construção e reconstrução de novos conhecimentos, podendo ser usadas não apenas no ensino de ciências, mas de outras áreas também. Durante o desenvolvimento da UA, ficou evidenciada a preocupação dos sujeitos com relação ao meio ambiente e a impulsão que as geotecnologias podem dar aos estudos da natureza, além da contribuição que um Clube de Ciências pode proporcionar para a formação ativa, crítica, e consciente dos estudantes.The present research was conducted with students from the 6th and 7th grades of eleme
Abstract: The present research was conducted with students from the 6th and 7th grades of elementary school, belonging to the Project Science Club (Bio Clube), in a private school in the city of Porto Alegre, RS. The aim of the research was to understand how the construction of knowledge related with the topic environment occurs, using geotechnology. Firstly, the prior knowledge of the students was diagnosed by a questionnaire. Subsequently, the developed activities consisted of viewing and interpreting orbital images obtained from Google Earth TM software, workshop with GPS devices, posters preparation, and interview, among others. For different data collection instruments such as questionnaires, class diaries, student’s textual productions, as well as observations made over the activities in Bio Clube were used. All data were subjected to Textual Discourse Analysis, based on Galiazzi and Moraes (2007). After analyzing the data emerged three main categories: The environment as an object of study; Building knowledge on a Science Club; Application of new technologies in the education.The investigation has concluded that the use of different strategies during a Learning Unit (LU) encouraged and motivated students in the knowledge construction process, also revealing that geotechnologies are a great choice of tools for the construction and reconstruction of new knowledge indicating that the present approach can be used in different areas. During the development of the LU was evidenced students' motivation, concern about the environment, the impulse that geotechnologies can give to nature studies, besides the contributions a Science Club can provide for students.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL
MEIO AMBIENTE
GEOTECNOLOGIA AMBIENTAL
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6030
Data de defesa: 12-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
468946 - Texto Completo.pdfTexto Completo13,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.