Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558
Document type: Dissertação
Title: Personalidade e lealdade : uma aplicação do modelo meta-teórico de motivação e personalidade (modelo 3M)
Author: Basso, Kenny 
Advisor: Espartel, Lélis Balestrin
Abstract (native): O estudo da personalidade ligada ao Marketing é essencial para a compreensão do indivíduo e de seus comportamentos. Para tanto, a disciplina do comportamento do consumidor precisa apoderar-se de novos métodos de pesquisa que possam auxiliar, através da personalidade, na previsão dos comportamentos e no atendimento das ações das pessoas. Esta dissertação procura entender como ocorre a relação entre a personalidade do indivíduo e a sua lealdade, buscando identificar relacionamentos diretos entre os construtos dentro de uma estrutura hierárquica de personalidade. O Modelo meta - Teórico de Motivação e Personalidade (Modelo 3M) utilizado procura, através de quatro níveis de traços de personalidade, identificar predisposições à ação e explicar os comportamentos dos indivíduos. O modelo proposto foi testado em relação à marca de refrigerante (produto) e ao serviço bancário de conta corrente (serviço). Os resultados indicam que no contexto de serviço o modelo tem um melhor ajuste. Neste sentido, foi verificado que a lealdade pode ser precedida por traços de personalidade, onde no modelo 3M, a relação mostrou um caminho significativo partindo de disposições mais abstratas da personalidade (traços elementares), passando pela auto-eficácia (traço composto) que conduz a satisfação e confiança (traços situacionais), que diretamente, explicam a lealdade (traço superficial). Além disso, os indivíduos foram caracterizados em dois grupos, distinguindo suas características de personalidade de acordo com os níveis de lealdade evidenciados. Resultados complementares, contribuições teóricas e implicações gerenciais também foram discutidas.
Keywords: CONSUMIDORES
PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO
MARKETING
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: BASSO, Kenny. Personalidade e lealdade : uma aplicação do modelo meta-teórico de motivação e personalidade (modelo 3M). 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558
Issue Date: 18-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
407918.pdfTexto Completo2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.