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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5026
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso de realidade aumentada no processo de treinamento em suporte à vida |
Autor: | Pretto, Fabrício |
Primeiro orientador: | Pinho, Marcio Sarroglia |
Resumo: | A área de Qualificação Médica em treinamentos de Suporte à Vida (atendimento de emergência) tem sido constantemente aperfeiçoada. Atualmente, os treinamentos são realizados utilizando-se manequins anatômicos que permitem a execução de algumas manobras comuns do atendimento de emergência, como massagem cardíaca, intubação, e punção venosa, entre outras. No entanto, muitos problemas são ainda identificados no processo de treinamento, tais como a falta de realismo nos exercícios e o pouco envolvimento do aluno. O projeto ARLIST (Augmented Reality Environment for Life Support Training) foi desenvolvido para apoiar o treinamento médico de emergência, buscando possibilitar ao aluno em treino uma maior interação com o manequim de simulação. Para atingir este objetivo, recursos computacionais como sons e imagens, foram adicionados nos manequins usados nos cursos de treinamento, de forma a criar um ambiente de simulação mais realista de um atendimento médico de emergência. Um vasto conjunto de sons pode ser reproduzido, desde falas e gemidos do paciente até sons pulmonares e cardíacos. Imagens mostram expressões faciais e lesões no tórax sobre o corpo do manequim anatômico. Uma ferramenta foi desenvolvida para prover controle ao médico-instrutor sobre o processo de simulação e registrar as ações dos estudantes em treinamento. O projeto foi avaliado através de sessões com acadêmicos do curso de medicina. Foi possível concluir que as simulações com os recursos agregados mostraram mais realismo do que o ambiente em uso atualmente. De acordo com a opinião dos instrutores, a principal vantagem observada durante os testes foi a melhora da interação autônoma entre o trainee e o manequim. O projeto foi adaptado para ser usado na prova de residência médica do Hospital São Lucas PUCRS. |
Palavras-chave: | INFORMÁTICA EDUCAÇÃO MÉDICA REALIDADE VIRTUAL SUPORTE DAS FUNÇÕES VITAIS COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Informáca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
Citação: | PRETTO, Fabrício. Uso de realidade aumentada no processo de treinamento em suporte à vida. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5026 |
Data de defesa: | 26-Mar-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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