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dc.creatorPretto, Fabrício-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745497E2por
dc.contributor.advisor1Pinho, Marcio Sarroglia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785689J2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:49:01Z-
dc.date.available2008-10-15-
dc.date.issued2008-03-26-
dc.identifier.citationPRETTO, Fabrício. Uso de realidade aumentada no processo de treinamento em suporte à vida. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5026-
dc.description.resumoA área de Qualificação Médica em treinamentos de Suporte à Vida (atendimento de emergência) tem sido constantemente aperfeiçoada. Atualmente, os treinamentos são realizados utilizando-se manequins anatômicos que permitem a execução de algumas manobras comuns do atendimento de emergência, como massagem cardíaca, intubação, e punção venosa, entre outras. No entanto, muitos problemas são ainda identificados no processo de treinamento, tais como a falta de realismo nos exercícios e o pouco envolvimento do aluno. O projeto ARLIST (Augmented Reality Environment for Life Support Training) foi desenvolvido para apoiar o treinamento médico de emergência, buscando possibilitar ao aluno em treino uma maior interação com o manequim de simulação. Para atingir este objetivo, recursos computacionais como sons e imagens, foram adicionados nos manequins usados nos cursos de treinamento, de forma a criar um ambiente de simulação mais realista de um atendimento médico de emergência. Um vasto conjunto de sons pode ser reproduzido, desde falas e gemidos do paciente até sons pulmonares e cardíacos. Imagens mostram expressões faciais e lesões no tórax sobre o corpo do manequim anatômico. Uma ferramenta foi desenvolvida para prover controle ao médico-instrutor sobre o processo de simulação e registrar as ações dos estudantes em treinamento. O projeto foi avaliado através de sessões com acadêmicos do curso de medicina. Foi possível concluir que as simulações com os recursos agregados mostraram mais realismo do que o ambiente em uso atualmente. De acordo com a opinião dos instrutores, a principal vantagem observada durante os testes foi a melhora da interação autônoma entre o trainee e o manequim. O projeto foi adaptado para ser usado na prova de residência médica do Hospital São Lucas PUCRS.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:49:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405853.pdf: 4882844 bytes, checksum: e68586116eef21a1b625b9b4a572b24a (MD5) Previous issue date: 2008-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13709/405853.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informácapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINFORMÁTICApor
dc.subjectEDUCAÇÃO MÉDICApor
dc.subjectREALIDADE VIRTUALpor
dc.subjectSUPORTE DAS FUNÇÕES VITAISpor
dc.subjectCOMPUTAÇÃO GRÁFICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUso de realidade aumentada no processo de treinamento em suporte à vidapor
dc.typeDissertaçãopor
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