Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
Document type: Dissertação
Title: A influência social na construção do conhecimento : a formação dos currículos de sociologia no ensino médio
Author: Stempkowski, Ivete Fatima 
Advisor: Mallmann, Maria Izabel
Abstract (native): Nosso trabalho investiga a inclusão da Sociologia no Ensino Médio no contexto histórico-social contemporâneo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na formação do conhecimento para investigar quais são os conteúdos presentes nos currículos dos alunos de Ensino Médio, de Sociologia, e, com relação a qual realidade histórico-social eles são condizentes. Nossa pesquisa é qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedagógicos de escolas de Ensino Médio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos currículos. Recorremos às contribuições teóricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes à definição do nosso pressuposto teórico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), José Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade histórico-social contemporânea. Lançamos mão da Análise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a análise dos resultados de nossa pesquisa.
Keywords: SOCIOLOGIA
ENSINO MÉDIO - BRASIL
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
CURRÍCULO - ENSINO MÉDIO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influência social na construção do conhecimento : a formação dos currículos de sociologia no ensino médio. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
Issue Date: 6-Jul-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
428114.pdfTexto Completo1,91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.