Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Stempkowski, Ivete Fatima | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710516E0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mallmann, Maria Izabel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792692A7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:46:03Z | - |
dc.date.available | 2011-01-19 | - |
dc.date.issued | 2010-07-06 | - |
dc.identifier.citation | STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influência social na construção do conhecimento : a formação dos currículos de sociologia no ensino médio. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680 | - |
dc.description.resumo | Nosso trabalho investiga a inclusão da Sociologia no Ensino Médio no contexto histórico-social contemporâneo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na formação do conhecimento para investigar quais são os conteúdos presentes nos currículos dos alunos de Ensino Médio, de Sociologia, e, com relação a qual realidade histórico-social eles são condizentes. Nossa pesquisa é qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedagógicos de escolas de Ensino Médio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos currículos. Recorremos às contribuições teóricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes à definição do nosso pressuposto teórico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), José Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade histórico-social contemporânea. Lançamos mão da Análise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a análise dos resultados de nossa pesquisa. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 428114.pdf: 1953629 bytes, checksum: 13f0feca27343ecd04d3a2f71c3b034b (MD5) Previous issue date: 2010-07-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15127/428114.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | SOCIOLOGIA | por |
dc.subject | ENSINO MÉDIO - BRASIL | por |
dc.subject | CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | CURRÍCULO - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.title | A influência social na construção do conhecimento : a formação dos currículos de sociologia no ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
428114.pdf | Texto Completo | 1.91 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.