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Tipo do documento: Dissertação
Título: O luteranismo desbotado : um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegre
Autor: Matte, Hubert 
Primeiro orientador: Jungblut, Airton Luiz
Resumo: O luteranismo surge no século XVI na Alemanha tendo como um dos seus sinais diacríticos a ênfase numa educação plural e democrática. Com o cuidado pelo ensino, especialmente dos seus, atravessa o oceano e acompanha os imigrantes teuto-luteranos que aportam no Brasil no século XIX. Em razão disto, estes criam escolas ao lado de seus templos, as quais tinham também o caráter formador e mantenedor da identidade etno-religiosa deste grupo social. Agora, no início do século XXI, as escolas luteranas estudadas (situadas na região metropolitana de Porto Alegre), ligadas à Igreja Evangélica Luterana do Brasil, apresentam um declínio dos valores que orientavam os primeiros teuto-luteranos que criaram as mesmas. Ocorrem novos arranjos identitários, numa transculturação, onde a confessionalidade que lhes fora cara, deixa de ser o traço mais importante. Verificase que houve a escolha de novos traços com os quais pretendem ser reconhecidos e manterem-se identitariamente ligados às escolas que carregam o codinome luterano. Este trabalho debruça-se sobre as questões identitárias envolvidas neste processo à partir de uma abordagem sócio-antropológica visando compreender as tensões que se estabelecem neste jogo.
Palavras-chave: SOCIOLOGIA RELIGIOSA
ANTROPOLOGIA RELIGIOSA
LUTERANISMO
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO LUTERANA
ESCOLAS LUTERANAS
IDENTIDADE CULTURAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: MATTE, Hubert. O luteranismo desbotado : um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegre. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4668
Data de defesa: 31-Ago-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

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