Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Matte, Hubert | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0196155257863178 | por |
dc.contributor.advisor1 | Jungblut, Airton Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701544J7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:46:00Z | - |
dc.date.available | 2010-01-18 | - |
dc.date.issued | 2009-08-31 | - |
dc.identifier.citation | MATTE, Hubert. O luteranismo desbotado : um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegre. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4668 | - |
dc.description.resumo | O luteranismo surge no século XVI na Alemanha tendo como um dos seus sinais diacríticos a ênfase numa educação plural e democrática. Com o cuidado pelo ensino, especialmente dos seus, atravessa o oceano e acompanha os imigrantes teuto-luteranos que aportam no Brasil no século XIX. Em razão disto, estes criam escolas ao lado de seus templos, as quais tinham também o caráter formador e mantenedor da identidade etno-religiosa deste grupo social. Agora, no início do século XXI, as escolas luteranas estudadas (situadas na região metropolitana de Porto Alegre), ligadas à Igreja Evangélica Luterana do Brasil, apresentam um declínio dos valores que orientavam os primeiros teuto-luteranos que criaram as mesmas. Ocorrem novos arranjos identitários, numa transculturação, onde a confessionalidade que lhes fora cara, deixa de ser o traço mais importante. Verificase que houve a escolha de novos traços com os quais pretendem ser reconhecidos e manterem-se identitariamente ligados às escolas que carregam o codinome luterano. Este trabalho debruça-se sobre as questões identitárias envolvidas neste processo à partir de uma abordagem sócio-antropológica visando compreender as tensões que se estabelecem neste jogo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419649.pdf: 3252526 bytes, checksum: d485bb0f6a4f9d6bceb1d5d2fa357943 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15121/419649.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | SOCIOLOGIA RELIGIOSA | por |
dc.subject | ANTROPOLOGIA RELIGIOSA | por |
dc.subject | LUTERANISMO | por |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO LUTERANA | por |
dc.subject | ESCOLAS LUTERANAS | por |
dc.subject | IDENTIDADE CULTURAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.title | O luteranismo desbotado : um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegre | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
419649.pdf | Texto Completo | 3.18 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.