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dc.creatorMatte, Hubert-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0196155257863178por
dc.contributor.advisor1Jungblut, Airton Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701544J7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:46:00Z-
dc.date.available2010-01-18-
dc.date.issued2009-08-31-
dc.identifier.citationMATTE, Hubert. O luteranismo desbotado : um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegre. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4668-
dc.description.resumoO luteranismo surge no século XVI na Alemanha tendo como um dos seus sinais diacríticos a ênfase numa educação plural e democrática. Com o cuidado pelo ensino, especialmente dos seus, atravessa o oceano e acompanha os imigrantes teuto-luteranos que aportam no Brasil no século XIX. Em razão disto, estes criam escolas ao lado de seus templos, as quais tinham também o caráter formador e mantenedor da identidade etno-religiosa deste grupo social. Agora, no início do século XXI, as escolas luteranas estudadas (situadas na região metropolitana de Porto Alegre), ligadas à Igreja Evangélica Luterana do Brasil, apresentam um declínio dos valores que orientavam os primeiros teuto-luteranos que criaram as mesmas. Ocorrem novos arranjos identitários, numa transculturação, onde a confessionalidade que lhes fora cara, deixa de ser o traço mais importante. Verificase que houve a escolha de novos traços com os quais pretendem ser reconhecidos e manterem-se identitariamente ligados às escolas que carregam o codinome luterano. Este trabalho debruça-se sobre as questões identitárias envolvidas neste processo à partir de uma abordagem sócio-antropológica visando compreender as tensões que se estabelecem neste jogo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:46:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419649.pdf: 3252526 bytes, checksum: d485bb0f6a4f9d6bceb1d5d2fa357943 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15121/419649.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSOCIOLOGIA RELIGIOSApor
dc.subjectANTROPOLOGIA RELIGIOSApor
dc.subjectLUTERANISMOpor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO LUTERANApor
dc.subjectESCOLAS LUTERANASpor
dc.subjectIDENTIDADE CULTURALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleO luteranismo desbotado : um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

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