Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636
Document type: Tese
Title: Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
Author: Piedras, Elisa Reinhardt 
Advisor: Silva, Juremir Machado da
Abstract (native): Diante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias.
Keywords: PUBLICIDADE
ANÚNCIO (PUBLICIDADE)
COTIDIANO - MULHERES
IMAGINAÇÃO
CONSUMO
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636
Issue Date: 21-Nov-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
397521.pdfTexto Completo1.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.