Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4592
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sites de empresas que comercializam produtos naturais : apropriações possíveis sobre alimentação saudável
Autor: Pires, Letícia Corrêa 
Primeiro orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Resumo: O campo Comunicação e Saúde é o tema desse estudo. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados os sites das organizações Mundo Verde e Ponto Natural, tendo como objetivos evidenciar como essas empresas relacionam as sugestões de consumo de alimentos presentes nas subseções de seus sites denominadas Dicas com a saúde e a prevenção/tratamento de doenças e investigar os pontos congruentes e divergentes entre as recomendações feitas pelas empresas e as descritas no Guia Alimentar para a População Brasileira 2014. Em relação ao Método, elegeu-se a Hermenêutica de Profundidade, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, o levantamento bibliográfico e estudos de casos. As análises apontaram a prevalência de sugestões que relacionam os alimentos a peso/emagrecimento, à prevenção/tratamento de doenças e a nutrientes nos textos das empresas.
Abstract: The Communication and Health field is the theme of this study. In order to develop the research, the Mundo Verde and Ponto Natural company websites were selected, with the objective to show how these companies relate the suggestions of food consumption in subsections called "Tips" to health and the prevention / treatment of diseases and investigate the congruent and divergent points between the recommendations made by the companies and those described in the Food Guide for the Brazilian Population 2014. Regarding the method, we elected to Depth Hermeneutics, with the methodological procedures of exploratory research, bibliographic and case studies. The analyzes showed the prevalence of suggestions that relate food to weight loss, to prevention / treatment of disease and to nutrients in the texts of the companies.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
SAÚDE
COMUNICAÇÃO DIGITAL
HÁBITO ALIMENTAR
INTERNET
MÍDIA DIGITAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: PIRES, Letícia Corrêa. Sites de empresas que comercializam produtos naturais : apropriações possíveis sobre alimentação saudável. 2014. 389 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4592
Data de defesa: 19-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
462064.pdfTexto Completo3,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.