Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Letícia Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4861162H0por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:07Z-
dc.date.available2014-10-16-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.citationPIRES, Letícia Corrêa. Sites de empresas que comercializam produtos naturais : apropriações possíveis sobre alimentação saudável. 2014. 389 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4592-
dc.description.resumoO campo Comunicação e Saúde é o tema desse estudo. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados os sites das organizações Mundo Verde e Ponto Natural, tendo como objetivos evidenciar como essas empresas relacionam as sugestões de consumo de alimentos presentes nas subseções de seus sites denominadas Dicas com a saúde e a prevenção/tratamento de doenças e investigar os pontos congruentes e divergentes entre as recomendações feitas pelas empresas e as descritas no Guia Alimentar para a População Brasileira 2014. Em relação ao Método, elegeu-se a Hermenêutica de Profundidade, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, o levantamento bibliográfico e estudos de casos. As análises apontaram a prevalência de sugestões que relacionam os alimentos a peso/emagrecimento, à prevenção/tratamento de doenças e a nutrientes nos textos das empresas.por
dc.description.abstractThe Communication and Health field is the theme of this study. In order to develop the research, the Mundo Verde and Ponto Natural company websites were selected, with the objective to show how these companies relate the suggestions of food consumption in subsections called "Tips" to health and the prevention / treatment of diseases and investigate the congruent and divergent points between the recommendations made by the companies and those described in the Food Guide for the Brazilian Population 2014. Regarding the method, we elected to Depth Hermeneutics, with the methodological procedures of exploratory research, bibliographic and case studies. The analyzes showed the prevalence of suggestions that relate food to weight loss, to prevention / treatment of disease and to nutrients in the texts of the companies.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 462064.pdf: 3654676 bytes, checksum: b09b581054f9fc00b112deaff48041b2 (MD5) Previous issue date: 2014-08-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14792/462064.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectSAÚDEpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DIGITALpor
dc.subjectHÁBITO ALIMENTARpor
dc.subjectINTERNETpor
dc.subjectMÍDIA DIGITALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleSites de empresas que comercializam produtos naturais : apropriações possíveis sobre alimentação saudávelpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
462064.pdfTexto Completo3.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.