Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4547
Tipo do documento: Dissertação
Título: O cineasta errante : caminhos e encontros na realização de um filme de um homem só
Autor: Spolidoro, Gustavo 
Primeiro orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Resumo: Este trabalho e o filme que o acompanha têm por objetivo compreender a realização do cinema de um homem só desde os primórdios do audiovisual até os dias de hoje. Em 2006, durante uma sessão de Os Catadores e Eu, de Agnès Varda, apresentada por Jean-Claude Bernardet, foi germinada a ideia desta dissertação e do longa Errante um filme de encontros. À experiência empírica da realização de um filme por uma única pessoa, soma-se o trabalho de reflexão em forma de texto, utilizando-se de obras de autores como Guy Gauthier, Andrei Tarkovski, Arlindo Machado e Antonio Weinrichter e filmes como o já citado Os Catadores e Eu, Nanook, o esquimó, Eu, um negro e Sans Soleil. Num momento onde todo o cidadão passa a ter uma câmera no bolso, se torna fundamental entender o papel do artista na realização audiovisual e a expressão da sua subjetividade. A realização de um filme de um homem só está ao alcance de todos aqueles que dispõe dos meios e, principalmente, da intenção em produzi-lo desta forma.
Abstract: This thesis and it companion film aim to understand one-man filmmaking, from the origins of cinema to the present day. The idea for this thesis and the feature film Errante um filme de encontros ( Wandering - a film about encounters ) first came to me in 2006, during a session of The Gleaners and I from Agnès Varda, presented by Jean-Claude Bernardet. The empiric experience of making a film with a crew of one person only is joined by a theoretical analysis based in works from authors as Guy Gauthier, Andrei Tarkovski, Arlindo Machado and Antonio Weinrichter, and films as the already mentioned The Gleaners and I , Nanook of the North , I, a Negro and Sans Soleil . In a time when everyone has a camera in their pocket, it becomes key to understand the artist s role in filmmaking and the expression of their subjectivity. The making of a one man film is within reach of all that have access to equipment, but mainly of those with the intention to make it in such a way.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
CINEMA - PRODUÇÃO E DIREÇÃO
FILMES - TÉCNICAS
FILMES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: SPOLIDORO, Gustavo. O cineasta errante : caminhos e encontros na realização de um filme de um homem só. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4547
Data de defesa: 21-Ago-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
451360.pdfTexto Completo1,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.