Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4484
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da vitrine para mídia : a comunicação na construção do Liquida Porto Alegre
Autor: Freitas, Almir Penha de 
Primeiro orientador: Costa, Cristiane Finger
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade estudar, compreender e explicar a influência e os reflexos do trabalho executado pela assessoria de imprensa da CDL Porto Alegre no relacionamento com os veículos de comunicação, em especial os impressos, visando a divulgação de atividades da organização como a promoção Liquida Porto Alegre. O estudo do aproveitamento editorial da promoção nos jornais da Capital entre os anos de 2007 e 2011 levará em conta a construção do relacionamento editorial feito pela CDL Porto Alegre e sua área de comunicação ao longo do período.A promoção mudou o comportamento estratégico do varejo da Capital e os resultados de venda alcançados pelos lojistas ou prestadores de serviço. O período de avaliação é profícuo em ações, das quais a entidade possui controle da clipagem. Serão avaliados quantitativa e qualitativamente os resultados editorias com a adoção de iniciativas comunicacionais e critérios de noticiabilidade dos veículos de comunicação, em especial os impressos, de Porto Alegre.O estudo terá como pontos centrais a metodologia da Análise de Conteúdo sugerida por Laurence Bardin (2010) e, na etapa de interferência de dados, serão considerados os pré-requisitos da Agenda Setting, com base nos conceitos analisados por Mauro Wolf (2005) e Antonio Hohlfeldt (2008).
Abstract: The present project wants to study, understand and explain the results and influence of the work executed by CDL Porto Alegre press agency on the relashionship with media comunication, especially newspapers, looking forward development activities of organization, just like the Liquida Porto Alegre sales promotion. The study of editorial application in the local newspapers, between 2007 and 2011, will analise the construction of CDL Porto Alegre editorial and the communication area by the determinated period of time.The promotion changed local ratail strategy conduct and the results of sales reached by the sellers or service workers. CDL Porto Alegre has all clipping of this useful time. In this project, the results will be qualitative and quantitatively analised with the of leading action communication taken and the media news discretion, especially Porto Alegre newspapers.Analisys subject will be the main methodology point, suggested by Laurence Bardin (2010) and, in the stage of data interface, will be considered previous requirements of agendasetting theory, based on concepts analised by Mauro Wolf (2005) and Antonio Hohlfeldt (2008).
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ESTRATÉGIA
ASSESSORIA DE IMPRENSA
COMUNICAÇÃO DE MASSA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: FREITAS, Almir Penha de. Da vitrine para mídia : a comunicação na construção do Liquida Porto Alegre. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4484
Data de defesa: 23-Nov-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
437268.pdfTexto Completo2,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.