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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4466
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A era MTV: análise da estética de videoclipe (1984- 2009) |
Autor: | Trevisan, Michele Kapp ![]() |
Primeiro orientador: | Rüdiger, Francisco Ricardo |
Resumo: | Uma das mais importantes evoluções registradas no reino da cena musical de massas foi o aparecimento do fenômeno videoclipe. Trata-se de um formato audiovisual que modificou a maneira de ver a musica. Porém, foi a emissora Music Television, criada na década de 80, que deu a este a devida importância, tornando-se referencia de uma estética. Assim, o presente trabalho objetiva analisar a estética de videoclipe durante a era MTV, a partir da observação dos vídeos premiados nas principais categorias do evento criado pela emissora, o Video Music Awards, desde 1984, sua primeira edição. Para tanto, será apresentado primeiramente um capitulo introdutório englobando definições do formato videoclipe e do contexto no qual se insere. Em seguida, serão abordadas três das principais obras dentro da literatura especializada (KAPLAN, 1989; GOODWIN, 1992; SOARES, 2004) que demonstram alguns recortes já indicados nas pesquisas sobre a videomúsica, a fim de orientar as análises. Para discutir os videoclipes, Kaplan (1987) se vale de conceitos que circundam o sujeito histórico, teorias contemporâneas sobre o cinema, estética dos vídeos, ideologias existentes nos clipes, questões do endereçamento, do gênero e dos diferentes olhares existentes nesse formato. Já Goodwin (1992), próximo contribuinte, trata da videomúsica, propondo uma interdisciplinaridade em uma análise institucional histórico/econômica, em uma análise textual baseada em estudos sobre filme e televisão e em uma análise do que ele chama de musicologia (no que se refere às formas populares musicais contemporâneas). Soares (2004) busca demonstrar variados aspectos sobre a videomúsica, como os constituintes de sua linguagem, primeiras experiências na associação entre música e imagem, passa por abordagens mais estruturais, notando que o clipe abarca em sua estrutura noções de conflito na montagem, e categoriza o videoclipe a partir de três concepções: o hibridismo, a transtemporalidade e o neobarroco. Apresenta-se também um levantamento histórico onde serão apontadas as formas anteriores que deram origem ao formato da videomusica, tal qual se apresenta na era MTV. A partir de uma eleição de critérios de observação, tomando como base subsídios encontrados na literatura especializada, foi proposta uma configuração de análise da amostra. Descobriu-se que existem três tipos dominantes que representam a estética de videoclipe, durante a era MTV (1984 a 2009). Por fim, retomando o mote norteador do estudo, suscita-se um questionamento a cerca da relação de tal estética com o conceito de Kitsch. |
Palavras-chave: | COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNICAÇÃO DE MASSA VIDEOCLIPE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Citação: | TREVISAN, Michele Kapp. A era MTV: análise da estética de videoclipe (1984- 2009). 2011. 265 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4466 |
Data de defesa: | 6-Jun-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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