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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Trevisan, Michele Kapp | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750836P9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rüdiger, Francisco Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:41:26Z | - |
dc.date.available | 2011-07-21 | - |
dc.date.issued | 2011-06-06 | - |
dc.identifier.citation | TREVISAN, Michele Kapp. A era MTV: análise da estética de videoclipe (1984- 2009). 2011. 265 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4466 | - |
dc.description.resumo | Uma das mais importantes evoluções registradas no reino da cena musical de massas foi o aparecimento do fenômeno videoclipe. Trata-se de um formato audiovisual que modificou a maneira de ver a musica. Porém, foi a emissora Music Television, criada na década de 80, que deu a este a devida importância, tornando-se referencia de uma estética. Assim, o presente trabalho objetiva analisar a estética de videoclipe durante a era MTV, a partir da observação dos vídeos premiados nas principais categorias do evento criado pela emissora, o Video Music Awards, desde 1984, sua primeira edição. Para tanto, será apresentado primeiramente um capitulo introdutório englobando definições do formato videoclipe e do contexto no qual se insere. Em seguida, serão abordadas três das principais obras dentro da literatura especializada (KAPLAN, 1989; GOODWIN, 1992; SOARES, 2004) que demonstram alguns recortes já indicados nas pesquisas sobre a videomúsica, a fim de orientar as análises. Para discutir os videoclipes, Kaplan (1987) se vale de conceitos que circundam o sujeito histórico, teorias contemporâneas sobre o cinema, estética dos vídeos, ideologias existentes nos clipes, questões do endereçamento, do gênero e dos diferentes olhares existentes nesse formato. Já Goodwin (1992), próximo contribuinte, trata da videomúsica, propondo uma interdisciplinaridade em uma análise institucional histórico/econômica, em uma análise textual baseada em estudos sobre filme e televisão e em uma análise do que ele chama de musicologia (no que se refere às formas populares musicais contemporâneas). Soares (2004) busca demonstrar variados aspectos sobre a videomúsica, como os constituintes de sua linguagem, primeiras experiências na associação entre música e imagem, passa por abordagens mais estruturais, notando que o clipe abarca em sua estrutura noções de conflito na montagem, e categoriza o videoclipe a partir de três concepções: o hibridismo, a transtemporalidade e o neobarroco. Apresenta-se também um levantamento histórico onde serão apontadas as formas anteriores que deram origem ao formato da videomusica, tal qual se apresenta na era MTV. A partir de uma eleição de critérios de observação, tomando como base subsídios encontrados na literatura especializada, foi proposta uma configuração de análise da amostra. Descobriu-se que existem três tipos dominantes que representam a estética de videoclipe, durante a era MTV (1984 a 2009). Por fim, retomando o mote norteador do estudo, suscita-se um questionamento a cerca da relação de tal estética com o conceito de Kitsch. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432693.pdf: 5743036 bytes, checksum: d5250abd04119c4468d5245d3ffcff02 (MD5) Previous issue date: 2011-06-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14099/432693.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO DE MASSA | por |
dc.subject | VIDEOCLIPE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | A era MTV: análise da estética de videoclipe (1984- 2009) | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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432693.pdf | Texto Completo | 5,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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