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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4430
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os 300 espartanos de Frank Miller : traço, cor e nankin reinterpretam o mito na pós-modernidade |
Autor: | Moura, Elvis Dion Domingues ![]() |
Primeiro orientador: | Rahde, Maria Beatriz Furtado |
Resumo: | O presente trabalho discute as imagens de Frank Miller enquanto comunicação. Tais imagens representam uma linguagem visual através da narrativa das histórias em quadrinhos contemporâneas, uma vez que percebemos a identificação da visualidade pós-moderna no estilo de Frank Miller. A Hermenêutica de Profundidade referida por John Thompson foi a metodologia escolhida para possibilitar o desenvolvimento desta dissertação. Inicialmente aborda-se a história em quadrinhos e suas principais características, estilos e gêneros. Apresenta-se seu quadro evolutivo durante as décadas e seus modos de produção e interpretação. Após, tratam-se questões teóricas relacionadas à comunicação visual e à modernidade. Durante a classificação das eras da história em quadrinhos, aborda-se outros autores dos anos 1980 que evidenciam os marcos iniciais da visualidade pós-moderna na arte sequencial. As imagens de Alan Moore e Neil Gaiman comparadas às de Frank Miller e o aprofundamento sobre Pop Art reiteram o contexto sócio-histórico da pós-modernidade. Assim, refere-se à trajetória de Frank Miller na produção de história em quadrinhos, e suas contribuições imagísticas. A visualidade de Frank Miller é analisada e interpretada à luz da Hermenêutica de Profundidade de Thompson, revelando multiplicidades, hibridações e apropriações contextualizadas na visualidade pós-moderna. Essas noções ligam a obra de Frank Miller à comunicação visual contemporânea. Percebeu-se a sobrevivência do mito na visualidade de Frank Miller e suas possibilidades de interpretação na comunicação visual. |
Palavras-chave: | COMUNICAÇÃO VISUAL PÓS-MODERNIDADE IMAGEM HISTÓRIA EM QUADRINHOS MILLER, FRANK - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Citação: | MOURA, Elvis Dion Domingues. Os 300 espartanos de Frank Miller : traço, cor e nankin reinterpretam o mito na pós-modernidade. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4430 |
Data de defesa: | 25-Mai-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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427392.pdf | Texto Completo | 14,27 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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