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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moura, Elvis Dion Domingues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3087799486954722 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rahde, Maria Beatriz Furtado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788605H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:41:15Z | - |
dc.date.available | 2010-12-09 | - |
dc.date.issued | 2010-05-25 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Elvis Dion Domingues. Os 300 espartanos de Frank Miller : traço, cor e nankin reinterpretam o mito na pós-modernidade. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4430 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute as imagens de Frank Miller enquanto comunicação. Tais imagens representam uma linguagem visual através da narrativa das histórias em quadrinhos contemporâneas, uma vez que percebemos a identificação da visualidade pós-moderna no estilo de Frank Miller. A Hermenêutica de Profundidade referida por John Thompson foi a metodologia escolhida para possibilitar o desenvolvimento desta dissertação. Inicialmente aborda-se a história em quadrinhos e suas principais características, estilos e gêneros. Apresenta-se seu quadro evolutivo durante as décadas e seus modos de produção e interpretação. Após, tratam-se questões teóricas relacionadas à comunicação visual e à modernidade. Durante a classificação das eras da história em quadrinhos, aborda-se outros autores dos anos 1980 que evidenciam os marcos iniciais da visualidade pós-moderna na arte sequencial. As imagens de Alan Moore e Neil Gaiman comparadas às de Frank Miller e o aprofundamento sobre Pop Art reiteram o contexto sócio-histórico da pós-modernidade. Assim, refere-se à trajetória de Frank Miller na produção de história em quadrinhos, e suas contribuições imagísticas. A visualidade de Frank Miller é analisada e interpretada à luz da Hermenêutica de Profundidade de Thompson, revelando multiplicidades, hibridações e apropriações contextualizadas na visualidade pós-moderna. Essas noções ligam a obra de Frank Miller à comunicação visual contemporânea. Percebeu-se a sobrevivência do mito na visualidade de Frank Miller e suas possibilidades de interpretação na comunicação visual. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427392.pdf: 14608041 bytes, checksum: dc05945bf934b983e339bf529bd5fb78 (MD5) Previous issue date: 2010-05-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13910/427392.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO VISUAL | por |
dc.subject | PÓS-MODERNIDADE | por |
dc.subject | IMAGEM | por |
dc.subject | HISTÓRIA EM QUADRINHOS | por |
dc.subject | MILLER, FRANK - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Os 300 espartanos de Frank Miller : traço, cor e nankin reinterpretam o mito na pós-modernidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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427392.pdf | Texto Completo | 14,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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