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Tipo do documento: Tese
Título: Publicidade e receptores : a relação entre o nível de cognição, os apelos persuasivos nos anúncios de telefonia móvel e o nível de envolvimento com a operadora
Autor: Benites, Rossana Fraga 
Primeiro orientador: Gomes, Neusa Demartini
Resumo: Este estudo analisa como o nível de cognição dos jovens universitários se relaciona com a comunicação persuasiva utilizada em anúncios de telefonia móvel publicados na revista Veja, nos últimos três anos, e o envolvimento destes com a operadora de telefonia celular em uso atualmente. O tema é a publicidade e os receptores. A pesquisa foi realizada com um grupo de 271 estudantes universitários de diferentes cursos da ESPM-RS e da PUCRS, nos meses de novembro e dezembro de 2009. Para atingir os objetivos, utilizou-se um método de pesquisa dividido em duas etapas: a etapa exploratória, e após, uma etapa descritiva. Na etapa exploratória foram elaborados e validados os instrumentos de coleta de dados para envolvimento com a operadora e para a mensagem persuasiva dos anúncios. Com o uso de análise estatística, na etapa descritiva, foram comparados os níveis de cognição utilizando o instrumento Need for cognition - NfC e os principais componentes de cada um dos constructos: envolvimento e anúncio persuasivo. De maneira geral, pela análise descritiva entre os níveis de cognição (alto, médio e baixo) e envolvimento, com cinco fatores, forma apontados que somente dois fatores: Recursos e design dos aparelhos e Portabilidade e cobertura nas ligações, apresentaram significância estatística com o nível de cognição dos estudantes. Concluiu-se, também, que não existe associação entre os níveis de cognição e a preferência dos estudantes com relação aos elementos de comunicação persuasiva, presentes em quatro conjuntos de anúncios de telefonia móvel. Na comparação entre envolvimento com a operadora e a preferência dos anúncios persuasivos, observou-se que existe diferença significativa entre os fatores de envolvimento: Vantagens da operadora, Atendimento e confiança na operadora e Preocupação com a Ecologia, e a preferência pelos anúncios persuasivos que utilizam a Exploração dos sentimentos, a Simplificação, o Exagero e o Contágio psíquico.
Palavras-chave: PUBLICIDADE - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
TELEFONIA CELULAR
ANÚNCIO (PUBLICIDADE)
COGNIÇÃO
PERSUASÃO
MARKETING
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: BENITES, Rossana Fraga. Publicidade e receptores : a relação entre o nível de cognição, os apelos persuasivos nos anúncios de telefonia móvel e o nível de envolvimento com a operadora. 2010. 185 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4426
Data de defesa: 26-Ago-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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