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dc.creatorBenites, Rossana Fraga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116078723156926por
dc.contributor.advisor1Gomes, Neusa Demartini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793934U6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:14Z-
dc.date.available2010-10-26-
dc.date.issued2010-08-26-
dc.identifier.citationBENITES, Rossana Fraga. Publicidade e receptores : a relação entre o nível de cognição, os apelos persuasivos nos anúncios de telefonia móvel e o nível de envolvimento com a operadora. 2010. 185 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4426-
dc.description.resumoEste estudo analisa como o nível de cognição dos jovens universitários se relaciona com a comunicação persuasiva utilizada em anúncios de telefonia móvel publicados na revista Veja, nos últimos três anos, e o envolvimento destes com a operadora de telefonia celular em uso atualmente. O tema é a publicidade e os receptores. A pesquisa foi realizada com um grupo de 271 estudantes universitários de diferentes cursos da ESPM-RS e da PUCRS, nos meses de novembro e dezembro de 2009. Para atingir os objetivos, utilizou-se um método de pesquisa dividido em duas etapas: a etapa exploratória, e após, uma etapa descritiva. Na etapa exploratória foram elaborados e validados os instrumentos de coleta de dados para envolvimento com a operadora e para a mensagem persuasiva dos anúncios. Com o uso de análise estatística, na etapa descritiva, foram comparados os níveis de cognição utilizando o instrumento Need for cognition - NfC e os principais componentes de cada um dos constructos: envolvimento e anúncio persuasivo. De maneira geral, pela análise descritiva entre os níveis de cognição (alto, médio e baixo) e envolvimento, com cinco fatores, forma apontados que somente dois fatores: Recursos e design dos aparelhos e Portabilidade e cobertura nas ligações, apresentaram significância estatística com o nível de cognição dos estudantes. Concluiu-se, também, que não existe associação entre os níveis de cognição e a preferência dos estudantes com relação aos elementos de comunicação persuasiva, presentes em quatro conjuntos de anúncios de telefonia móvel. Na comparação entre envolvimento com a operadora e a preferência dos anúncios persuasivos, observou-se que existe diferença significativa entre os fatores de envolvimento: Vantagens da operadora, Atendimento e confiança na operadora e Preocupação com a Ecologia, e a preferência pelos anúncios persuasivos que utilizam a Exploração dos sentimentos, a Simplificação, o Exagero e o Contágio psíquico.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426455.pdf: 6449246 bytes, checksum: bf971eb05eb340ced1fa758ea8cb40c7 (MD5) Previous issue date: 2010-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13904/426455.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPUBLICIDADE - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectTELEFONIA CELULARpor
dc.subjectANÚNCIO (PUBLICIDADE)por
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subjectPERSUASÃOpor
dc.subjectMARKETINGpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePublicidade e receptores : a relação entre o nível de cognição, os apelos persuasivos nos anúncios de telefonia móvel e o nível de envolvimento com a operadorapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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