Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4359
Document type: Tese
Title: Estratégias de comunicação sob a ótica da comunicação turística : tendências e possibilidades para o fomento do turismo nacional : um estudo comparado França e Brasil
Author: Falcetta, Flávio Paim 
Advisor: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Abstract (native): A segunda metade do século passado é uma referência para o turismo internacional em função do inicio de um ciclo de crescimento sem precedentes. Enquanto essa atividade contemplava uma parcela reduzida da população mundial, em função do poder aquisitivo ou capacidade de gastos - o turismo elitizado -, começa a se manifestar, de forma incisiva, a inserção de expressivo contingente de pessoas pertencentes as classes sociais menos abastadas, dando início ao que se denominou turismo de massa. A fundamentação dessa dinâmica está assentada no crescimento da economia mundial sobretudo no período pós-Segunda Guerra Mundial, notadamente pela significativa ampliação do mercado de trabalho e da renda mundial. A partir desse ponto o turismo internacional continua sua trajetória expansionista com projeções otimistas para os próximos anos. Entretanto, algumas manifestações começam a tomar forma destacando a segmentação da atividade turística e, pela sua importância, a sustentabilidade em seus âmbitos econômicos, sociais e ambientais. Em função desse contexto as organizações nacionais do turismo, responsáveis pela gestão do setor, vem se deparando com exigências impostas pelo mercado implicando na imediata revisão de seus procedimentos. Admitindo-se que a comunicação assume papel preponderante nesses contextos, a pesquisa, objetiva, investigar sobre as possibilidades e tendências da comunicação turística para o fomento do turismo nacional, discutir sobre os novos cenários do turismo internacional e comparar as políticas nacionais do turismo da França e do Brasil, sob a ótica das estratégias comunicacionais. Como Método optou-se pela Hermenêutica em Profundidade (THOMPSON, 1995), e em relação à metodologia, à estratégia de estudo de caso comparativo (YIN, 2001). A partir da interpretação e reinterpretação da Política Nacional da França e do Plano Nacional do Turismo do Brasil, confirma-se a tese proposta sobre as possibilidades e tendências da comunicação turística no fomento do turismo nacional, e especificamente, nos países em análise. A França é, sem dúvida, uma referência em termos de desenvolvimento do turismo nacional, sobretudo pela tradição e história que construiu ao longo da linha de tempo que demarca a presença do turismo em seu território. O Brasil, já não apresenta as mesmas virtudes, trata-se de um país onde o turismo de fato acontece, mas que ainda carece de uma gestão coerente com o objetivo de ocupar posição de destaque no competitivo mercado mundial.
Keywords: ESTRATÉGIA
TURISMO - COMUNICAÇÃO
TURISMO - MARKETING
TURISMO - BRASIL
TURISMO - FRANÇA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: FALCETTA, Flávio Paim. Estratégias de comunicação sob a ótica da comunicação turística : tendências e possibilidades para o fomento do turismo nacional : um estudo comparado França e Brasil. 2008. 293 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4359
Issue Date: 7-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
408169.pdfTexto Completo2.25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.