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dc.creatorFalcetta, Flávio Paim-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727548J5por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:51Z-
dc.date.available2009-01-14-
dc.date.issued2008-03-07-
dc.identifier.citationFALCETTA, Flávio Paim. Estratégias de comunicação sob a ótica da comunicação turística : tendências e possibilidades para o fomento do turismo nacional : um estudo comparado França e Brasil. 2008. 293 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4359-
dc.description.resumoA segunda metade do século passado é uma referência para o turismo internacional em função do inicio de um ciclo de crescimento sem precedentes. Enquanto essa atividade contemplava uma parcela reduzida da população mundial, em função do poder aquisitivo ou capacidade de gastos - o turismo elitizado -, começa a se manifestar, de forma incisiva, a inserção de expressivo contingente de pessoas pertencentes as classes sociais menos abastadas, dando início ao que se denominou turismo de massa. A fundamentação dessa dinâmica está assentada no crescimento da economia mundial sobretudo no período pós-Segunda Guerra Mundial, notadamente pela significativa ampliação do mercado de trabalho e da renda mundial. A partir desse ponto o turismo internacional continua sua trajetória expansionista com projeções otimistas para os próximos anos. Entretanto, algumas manifestações começam a tomar forma destacando a segmentação da atividade turística e, pela sua importância, a sustentabilidade em seus âmbitos econômicos, sociais e ambientais. Em função desse contexto as organizações nacionais do turismo, responsáveis pela gestão do setor, vem se deparando com exigências impostas pelo mercado implicando na imediata revisão de seus procedimentos. Admitindo-se que a comunicação assume papel preponderante nesses contextos, a pesquisa, objetiva, investigar sobre as possibilidades e tendências da comunicação turística para o fomento do turismo nacional, discutir sobre os novos cenários do turismo internacional e comparar as políticas nacionais do turismo da França e do Brasil, sob a ótica das estratégias comunicacionais. Como Método optou-se pela Hermenêutica em Profundidade (THOMPSON, 1995), e em relação à metodologia, à estratégia de estudo de caso comparativo (YIN, 2001). A partir da interpretação e reinterpretação da Política Nacional da França e do Plano Nacional do Turismo do Brasil, confirma-se a tese proposta sobre as possibilidades e tendências da comunicação turística no fomento do turismo nacional, e especificamente, nos países em análise. A França é, sem dúvida, uma referência em termos de desenvolvimento do turismo nacional, sobretudo pela tradição e história que construiu ao longo da linha de tempo que demarca a presença do turismo em seu território. O Brasil, já não apresenta as mesmas virtudes, trata-se de um país onde o turismo de fato acontece, mas que ainda carece de uma gestão coerente com o objetivo de ocupar posição de destaque no competitivo mercado mundial.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408169.pdf: 2300368 bytes, checksum: c40416c590c1e2a9a8aa14690bbf1c86 (MD5) Previous issue date: 2008-03-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13563/408169.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectESTRATÉGIApor
dc.subjectTURISMO - COMUNICAÇÃOpor
dc.subjectTURISMO - MARKETINGpor
dc.subjectTURISMO - BRASILpor
dc.subjectTURISMO - FRANÇApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEstratégias de comunicação sob a ótica da comunicação turística : tendências e possibilidades para o fomento do turismo nacional : um estudo comparado França e Brasilpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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