Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4339
Tipo do documento: Tese
Título: A comunicação e a gestão do conhecimento : uma análise da empresa AIQ
Autor: Coutinho, Josefina Maria Fonseca 
Primeiro orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Resumo: A tese investigou a respeito dos processos comunicacionais presentes na empresa AIQ que contribuem para a geração e gestão do conhecimento em seus espaços organizacionais. A empresa em foco, fundada em 1948, atua no ramo de insumos químicos e suprimentos industriais. Possui 16 estruturas entre unidades produtivas, centros de distribuição, representantes e distribuidores no Brasil e no exterior; e destaca-se por suas características de inovação. O Paradigma da Complexidade, proposto por Morin (2003a), constituiu-se no método que orientou a pesquisa, que foi desenvolvida mediante levantamentos bibliográfico e documental, estratégia de estudo de caso e pesquisa de campo; envolvendo a realização de entrevistas com gestores da empresa e aplicação de questionários aos funcionários da unidade fabricante de componentes para calçados. A revisão teórica abarcou conteúdos de gestão do conhecimento, comunicação organizacional, cultura e estrutura organizacional. A interpretação dos resultados da pesquisa seguiu quatro eixos de análise no contexto da empresa investigada: produzir, manter, gerir e compartilhar conhecimentos. Como principal resultado, observou-se a busca pela gestão e geração de conhecimento por parte da empresa, justificada pela necessidade constante de inovar tecnologicamente como forma de manter a competitividade no setor de componentes. A empresa visa diversificar seus veículos de comunicação, sendo esta ação percebida pelos funcionários, que entendem que são adequados ao compartilhamento do conhecimento. Igualmente, constatou-se que há uma constante adequação dos meios comunicacionais para torná-los claros e efetivos, pois tendem a aperfeiçoar o conhecimento individual e coletivo. No entanto, observou-se que, embora a empresa seja comprometida com tais questões, possui uma longa trajetória a percorrer para que a comunicação, com seus públicos, possibilite que o conhecimento individual venha também a se constituir em coletivo, ao mesmo tempo que o conhecimento coletivo possa, igualmente, ser individual
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: COUTINHO, Josefina Maria Fonseca. A comunicação e a gestão do conhecimento : uma análise da empresa AIQ. 2008. 240 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4339
Data de defesa: 31-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
401345.pdfTexto Completo1,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.