Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoutinho, Josefina Maria Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778078H9por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:44Z-
dc.date.available2008-05-27-
dc.date.issued2008-03-31-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Josefina Maria Fonseca. A comunicação e a gestão do conhecimento : uma análise da empresa AIQ. 2008. 240 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4339-
dc.description.resumoA tese investigou a respeito dos processos comunicacionais presentes na empresa AIQ que contribuem para a geração e gestão do conhecimento em seus espaços organizacionais. A empresa em foco, fundada em 1948, atua no ramo de insumos químicos e suprimentos industriais. Possui 16 estruturas entre unidades produtivas, centros de distribuição, representantes e distribuidores no Brasil e no exterior; e destaca-se por suas características de inovação. O Paradigma da Complexidade, proposto por Morin (2003a), constituiu-se no método que orientou a pesquisa, que foi desenvolvida mediante levantamentos bibliográfico e documental, estratégia de estudo de caso e pesquisa de campo; envolvendo a realização de entrevistas com gestores da empresa e aplicação de questionários aos funcionários da unidade fabricante de componentes para calçados. A revisão teórica abarcou conteúdos de gestão do conhecimento, comunicação organizacional, cultura e estrutura organizacional. A interpretação dos resultados da pesquisa seguiu quatro eixos de análise no contexto da empresa investigada: produzir, manter, gerir e compartilhar conhecimentos. Como principal resultado, observou-se a busca pela gestão e geração de conhecimento por parte da empresa, justificada pela necessidade constante de inovar tecnologicamente como forma de manter a competitividade no setor de componentes. A empresa visa diversificar seus veículos de comunicação, sendo esta ação percebida pelos funcionários, que entendem que são adequados ao compartilhamento do conhecimento. Igualmente, constatou-se que há uma constante adequação dos meios comunicacionais para torná-los claros e efetivos, pois tendem a aperfeiçoar o conhecimento individual e coletivo. No entanto, observou-se que, embora a empresa seja comprometida com tais questões, possui uma longa trajetória a percorrer para que a comunicação, com seus públicos, possibilite que o conhecimento individual venha também a se constituir em coletivo, ao mesmo tempo que o conhecimento coletivo possa, igualmente, ser individualpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401345.pdf: 1386242 bytes, checksum: b043f4af85bf8501058de115100e674e (MD5) Previous issue date: 2008-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12787/401345.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectGESTÃO DO CONHECIMENTOpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO NA EMPRESApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA comunicação e a gestão do conhecimento : uma análise da empresa AIQpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
401345.pdfTexto Completo1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.