Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/425
Document type: | Tese |
Title: | Um olhar sobre o ensino da pesquisa : a experiência dos cursos de graduação em serviço social da região sul |
Author: | Comerlatto, Dunia ![]() |
Advisor: | Bulla, Leonia Capaverde |
Abstract (native): | A pesquisa e o ensino da pesquisa na graduação em Serviço Social são temas que, na história da profissão do Serviço Social brasileiro, têm ocupado a atenção dos profissionais em meio acadêmico e das organizações representativas da categoria, em especial, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. O objetivo deste estudo foi o de analisar o ensino da pesquisa nos cursos de graduação em Serviço Social, na busca da compreensão de seus alcances no processo da formação científica e profissional do assistente social. A pesquisa de campo desenvolveu-se no âmbito da região Sul, junto aos cursos de graduação em Serviço Social e teve como participantes, os professores e estudantes envolvidos diretamente com as disciplinas de Pesquisa em Serviço Social e os coordenadores de curso. O processo de investigação sustentou-se em procedimentos e recursos metodológicos que possibilitaram sistematizar e analisar o material teórico-empírico. Este estudo aborda os processos formativos vivenciados pelo Serviço Social Brasileiro, a partir de diferentes currículos mínimos e das diretrizes curriculares vigentes, delimitando o lugar ocupado pela pesquisa. Problematiza o ato de ensinar pela pesquisa a partir de pressupostos teórico-metodológicos como princípios educativos. Dimensiona os alcances do ensino da pesquisa no processo de formação do assistente social, a partir de aprendizados de novos conhecimentos, procedimentos e habilidades profissionais que, ao mesmo tempo, imprimem desafios pedagógicos a serem enfrentados. Através deste estudo é possível demonstrar que o ensino da pesquisa está concentrado em disciplinas específicas, sendo processado a partir de normas referenciais que buscam formar assistentes sociais pesquisadores. A concretização da transversalidade da pesquisa nessa formação é um importante desafio a ser enfrentado, uma vez que a gestão do ensino da pesquisa vivencia limites no âmbito dos cursos propriamente ou nos espaços organizacionais das instituições de educação superior. A importância decisiva da pesquisa na formação profissional do assistente social reporta para a necessidade de repensar estrategicamente os modos de ensinar como geradores de processos educativos interdisciplinares que assegurem o envolvimento com a pesquisa e para a pesquisa na graduação em Serviço Social |
Keywords: | SERVIÇO SOCIAL - ENSINO SERVIÇO SOCIAL - PESQUISA ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO SUPERIOR - BRASIL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Serviço Social |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citation: | COMERLATTO, Dunia. Um olhar sobre o ensino da pesquisa : a experiência dos cursos de graduação em serviço social da região sul. 2008. 203 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/425 |
Issue Date: | 29-Aug-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
408711.pdf | Texto Completo | 6.66 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.