Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorComerlatto, Dunia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708099Y5por
dc.contributor.advisor1Bulla, Leonia Capaverde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875P5por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:07Z-
dc.date.available2009-02-03-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.citationCOMERLATTO, Dunia. Um olhar sobre o ensino da pesquisa : a experiência dos cursos de graduação em serviço social da região sul. 2008. 203 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/425-
dc.description.resumoA pesquisa e o ensino da pesquisa na graduação em Serviço Social são temas que, na história da profissão do Serviço Social brasileiro, têm ocupado a atenção dos profissionais em meio acadêmico e das organizações representativas da categoria, em especial, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. O objetivo deste estudo foi o de analisar o ensino da pesquisa nos cursos de graduação em Serviço Social, na busca da compreensão de seus alcances no processo da formação científica e profissional do assistente social. A pesquisa de campo desenvolveu-se no âmbito da região Sul, junto aos cursos de graduação em Serviço Social e teve como participantes, os professores e estudantes envolvidos diretamente com as disciplinas de Pesquisa em Serviço Social e os coordenadores de curso. O processo de investigação sustentou-se em procedimentos e recursos metodológicos que possibilitaram sistematizar e analisar o material teórico-empírico. Este estudo aborda os processos formativos vivenciados pelo Serviço Social Brasileiro, a partir de diferentes currículos mínimos e das diretrizes curriculares vigentes, delimitando o lugar ocupado pela pesquisa. Problematiza o ato de ensinar pela pesquisa a partir de pressupostos teórico-metodológicos como princípios educativos. Dimensiona os alcances do ensino da pesquisa no processo de formação do assistente social, a partir de aprendizados de novos conhecimentos, procedimentos e habilidades profissionais que, ao mesmo tempo, imprimem desafios pedagógicos a serem enfrentados. Através deste estudo é possível demonstrar que o ensino da pesquisa está concentrado em disciplinas específicas, sendo processado a partir de normas referenciais que buscam formar assistentes sociais pesquisadores. A concretização da transversalidade da pesquisa nessa formação é um importante desafio a ser enfrentado, uma vez que a gestão do ensino da pesquisa vivencia limites no âmbito dos cursos propriamente ou nos espaços organizacionais das instituições de educação superior. A importância decisiva da pesquisa na formação profissional do assistente social reporta para a necessidade de repensar estrategicamente os modos de ensinar como geradores de processos educativos interdisciplinares que assegurem o envolvimento com a pesquisa e para a pesquisa na graduação em Serviço Socialpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408711.pdf: 6824452 bytes, checksum: 2fd2a4ce0934125e22a98baaa25829cb (MD5) Previous issue date: 2008-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6571/408711.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSERVIÇO SOCIAL - ENSINOpor
dc.subjectSERVIÇO SOCIAL - PESQUISApor
dc.subjectASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - BRASILpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleUm olhar sobre o ensino da pesquisa : a experiência dos cursos de graduação em serviço social da região sulpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
408711.pdfTexto Completo6.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.