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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/396
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Questão social : apreensão e intervenção no trabalho dos assistentes sociais |
Autor: | Ferreira, José Wesley |
Primeiro orientador: | Maciel, Ana Lúcia Suárez |
Resumo: | Este estudo discute a articulação entre os conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos na intervenção profissional dos assistentes sociais. O objetivo central deste estudo foi desvendar como os assistentes sociais, através dos processos de trabalho, apreendem a questão social e intervêm sobre ela na atualidade, com vistas a contribuir com subsídios para o aprimoramento do trabalho e da formação profissional. O estudo é relevante para o Serviço Social, pois ele possibilita a mediação entre teoria e prática a partir da realidade em que a profissão é exercida, no devir do real, em um movimento dialético em que a prática oferece subsídios à construção de conhecimentos teóricos para a implementação dos processos de trabalho, ao mesmo tempo em que a dimensão teleológica norteia a ação profissional. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, foram utilizadas as técnicas de entrevista semi-estruturada e observação assistemática para a coleta de informações, e a técnica de análise de conteúdo para o processo analítico. Os sujeitos pesquisados foram seis assistentes sociais do sexo feminino, que trabalham no município de Porto Alegre/RS, em diversos âmbitos de atuação da profissão. As entrevistas ocorreram no período de junho a agosto de 2007. O método adotado para a realização do estudo foi o dialético-crítico, que possui como categorias centrais a totalidade, a historicidade e a contradição. Os resultados do estudo revelam que as assistentes sociais pesquisadas fazem uso da dimensão teóricometodológica de modo frágil e inconsistente, há heterogeneidade de concepções acerca da questão social, possuem dificuldade de compreendê-la a partir de sua gênese comum (conflito capital trabalho) e de sua dimensão contraditória (desigualdade resistência). As entrevistadas têm um entendimento reducionista economicista da questão social, já que esta é reduzida à pobreza, o que impossibilita a apreensão do objeto profissional em sua totalidade. As profissionais recorrem às técnicas de intervenção de modo fragmentado da teoria e se apropriam do objeto institucional como se ele fosse o próprio objeto profissional. A sobrecarga de funções desempenhadas nas rotinas institucionais dificulta a reflexão teórica das assistentes sociais, que vivenciam a alienação, pois não conseguem compreender que a sua prática está inserida em um processo de trabalho que contém um objeto, meios e um produto. No entanto, os produtos do trabalho das assistentes sociais mostram uma contradição, pois mesmo apresentando fragilidades teóricas, elas conseguem contribuir com o fortalecimento da autonomia dos usuários, favorecendo a sua conscientização, a organização e a participação no processo de construção de uma sociedade menos desigual. As proposições deste estudo indicam a necessidade de um maior rigor na adoção da teoria social crítica no processo de formação profissional, a promoção de capacitação continuada dos assistentes sociais e o fomento à interlocução entre os trabalhadores do Serviço Social na sua totalidade, superando o isolamento entre aqueles que se dedicam à prática docente/à produção intelectual e os profissionais que trabalham diretamente nas instituições que prestam serviços a inúmeros usuários. A participação dos profissionais, a organização coletiva da categoria e o reconhecimento das contradições teórico-práticas presentes no trabalho dos assistentes sociais são fundamentais para que sejam construídos espaços de diálogo e superação. |
Palavras-chave: | SERVIÇO SOCIAL ASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROBLEMAS SOCIAIS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | FERREIRA, José Wesley. Questão social : apreensão e intervenção no trabalho dos assistentes sociais. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/396 |
Data de defesa: | 24-Mar-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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