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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Ferreira, José Wesley | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227122E0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Maciel, Ana Lúcia Suárez | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790662D0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:20:00Z | - |
dc.date.available | 2008-04-04 | - |
dc.date.issued | 2008-03-24 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, José Wesley. Questão social : apreensão e intervenção no trabalho dos assistentes sociais. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/396 | - |
dc.description.resumo | Este estudo discute a articulação entre os conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos na intervenção profissional dos assistentes sociais. O objetivo central deste estudo foi desvendar como os assistentes sociais, através dos processos de trabalho, apreendem a questão social e intervêm sobre ela na atualidade, com vistas a contribuir com subsídios para o aprimoramento do trabalho e da formação profissional. O estudo é relevante para o Serviço Social, pois ele possibilita a mediação entre teoria e prática a partir da realidade em que a profissão é exercida, no devir do real, em um movimento dialético em que a prática oferece subsídios à construção de conhecimentos teóricos para a implementação dos processos de trabalho, ao mesmo tempo em que a dimensão teleológica norteia a ação profissional. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, foram utilizadas as técnicas de entrevista semi-estruturada e observação assistemática para a coleta de informações, e a técnica de análise de conteúdo para o processo analítico. Os sujeitos pesquisados foram seis assistentes sociais do sexo feminino, que trabalham no município de Porto Alegre/RS, em diversos âmbitos de atuação da profissão. As entrevistas ocorreram no período de junho a agosto de 2007. O método adotado para a realização do estudo foi o dialético-crítico, que possui como categorias centrais a totalidade, a historicidade e a contradição. Os resultados do estudo revelam que as assistentes sociais pesquisadas fazem uso da dimensão teóricometodológica de modo frágil e inconsistente, há heterogeneidade de concepções acerca da questão social, possuem dificuldade de compreendê-la a partir de sua gênese comum (conflito capital trabalho) e de sua dimensão contraditória (desigualdade resistência). As entrevistadas têm um entendimento reducionista economicista da questão social, já que esta é reduzida à pobreza, o que impossibilita a apreensão do objeto profissional em sua totalidade. As profissionais recorrem às técnicas de intervenção de modo fragmentado da teoria e se apropriam do objeto institucional como se ele fosse o próprio objeto profissional. A sobrecarga de funções desempenhadas nas rotinas institucionais dificulta a reflexão teórica das assistentes sociais, que vivenciam a alienação, pois não conseguem compreender que a sua prática está inserida em um processo de trabalho que contém um objeto, meios e um produto. No entanto, os produtos do trabalho das assistentes sociais mostram uma contradição, pois mesmo apresentando fragilidades teóricas, elas conseguem contribuir com o fortalecimento da autonomia dos usuários, favorecendo a sua conscientização, a organização e a participação no processo de construção de uma sociedade menos desigual. As proposições deste estudo indicam a necessidade de um maior rigor na adoção da teoria social crítica no processo de formação profissional, a promoção de capacitação continuada dos assistentes sociais e o fomento à interlocução entre os trabalhadores do Serviço Social na sua totalidade, superando o isolamento entre aqueles que se dedicam à prática docente/à produção intelectual e os profissionais que trabalham diretamente nas instituições que prestam serviços a inúmeros usuários. A participação dos profissionais, a organização coletiva da categoria e o reconhecimento das contradições teórico-práticas presentes no trabalho dos assistentes sociais são fundamentais para que sejam construídos espaços de diálogo e superação. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:20:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399932.pdf: 918090 bytes, checksum: 6b03ed6447beb5bb6efa3a2a2fd4dd9b (MD5) Previous issue date: 2008-03-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6491/399932.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Serviço Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | SERVIÇO SOCIAL | por |
dc.subject | ASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PROBLEMAS SOCIAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.title | Questão social : apreensão e intervenção no trabalho dos assistentes sociais | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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399932.pdf | Texto Completo | 896,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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