Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3880
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo das alternativas de valorização econômica para a sustentabilidade da gestão de resíduos urbanos no Brasil
Autor: Godecke, Marcos Vinicius 
Primeiro orientador: Souza, Osmar Tomaz de
Resumo: A partir da constatação de que a dinâmica do crescimento econômico vigente está gerando volumes cada vez maiores de resíduos, cuja destinação inadequada vem provocando danos insustentáveis ao bem-estar social e à qualidade ambiental, esta dissertação, utilizando pesquisa bibliográfica, estudou as alternativas de valorização econômica proporcionadas pelos resíduos sólidos urbanos e esgotos, buscando a sustentabilidade da sua gestão, sob os aspectos financeiros, ambientais e sociais. No estudo, a situação atual da gestão de resíduos urbanos é contextualizada à luz do embate entre o crescimento econômico de visão neoclássica vigente na segunda metade do século XX, e os atuais conceitos relativos ao desenvolvimento sustentável. Onde fica evidenciada a necessidade da superação de barreiras de ordem cultural, ética e política, para a evolução do quadro atual, danoso à saúde humana, ao ambiente, e ao clima, em face da emissão de gases de efeito estufa pelos lixões e aterros precários. A busca da valorização econômica dos resíduos foi verificada em cada etapa do processo: ações de prevenção e redução na geração; redução de despesas pela racionalização na coleta e transporte; economia ambiental e energética pelo incremento no reuso, reciclagem e compostagem; aproveitamento energético dos esgotos e resíduos sólidos pelos processos de geração energética, através da incineração, digestão anaeróbia e aproveitamento do biogás oriundo dos aterros sanitários; transformação dos aterros sanitários em parques ecológicos. Assim como exemplos de instrumentos de política ambiental aplicáveis a cada caso. O estudo também abordou a obtenção de receitas pela comercialização de créditos de carbono resultantes da mitigação na geração de gases de efeito estufa pelos resíduos; e, em face de sua condição de fonte renovável de energia elétrica, foi verificado o potencial dos resíduos urbanos no cenário energético brasileiro, e a comparação das emissões das usinas à lixo, em relação àquelas baseadas em combustíveis fósseis. Com o objetivo de comparar as diversas rotas tecnológicas disponíveis, a dissertação trouxe o resultado obtido por diversos autores, concluindo que a incineração pode ser a melhor alternativa quando o objetivo for a maximização da geração elétrica e calor; a disgestão anaeróbia pode ser preferível quando a ênfase estiver na sustentabilidade ambiental; e o biogás de aterro, nos casos onde a disponibilidade para investimentos for limitada. Por se tratar de estudo de escopo amplo, pode servir de base para novos estudos visando o aprofundamento e a particularização das conclusões às situações locais.
Palavras-chave: ECONOMIA
RESÍDUOS SÓLIDOS - GESTÃO
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - TRATAMENTO
ESGOTOS
SUSTENTABILIDADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Citação: GODECKE, Marcos Vinicius. Estudo das alternativas de valorização econômica para a sustentabilidade da gestão de resíduos urbanos no Brasil. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3880
Data de defesa: 6-Jan-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422930.pdfTexto Completo2,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.