Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3832
Document type: | Dissertação |
Title: | Pedagogia social : discursos e práticas : um estudo da AMMEP (SL/RS) |
Author: | Vieira, Cristiane Ramos |
Advisor: | Bastos, Maria Helena Câmara |
Abstract (native): | Analisam-se alguns conceitos do Terceiro Setor, das organizações latino-americanas e, especificamente, as brasileiras, bem como destaca-se a importância e função dos Projetos Sociais e as representações acerca dos movimentos sociais no Brasil. A seguir propõe-se o estudo da instituição pesquisada, desde sua estrutura organizacional até as práticas que utiliza no trabalho sócio-educativo. A reflexão que se pretende é de como o conceito de Pedagogia Social se operacionaliza no cotidiano da instituição, no universo dos sujeitos que se apropriam dele, bem como a fragilidade das metodologias postuladas dentro de algumas organizações sociais que, em essência, não se diferem em nada daquelas que pretendem ser exorcizadas pelos movimentos sociais; ONG s e instituições que propõem uma nova forma de socialização dos saberes. Ao mesmo tempo, a discussão não se esgota, não postula uma nova lógica ou uma nova forma de se fazer educação num espaço fora da escola, independente do conceito que essa carregue. Acredita-se que possamos pensar, nas questões da AMMEP, de forma contextualizada sob dois aspectos: o primeiro, do ponto de vista da gestão social, ou seja, da necessidade de uma reestruturação dos processos de administração, desde a elaboração de projetos até prestação de contas e, principalmente, no que se relaciona aos registros da instituição. No outro aspecto, a formação dos sujeitos que constituem o grupo de trabalho deve ser repensada, ressignificada, no sentido de dar conta de algumas lacunas no entendimento do que é a Pedagogia Social e quais práticas estão sendo postuladas a partir dela. |
Keywords: | EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA EDUCACIONAL PEDAGOGIA ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS EDUCAÇÃO INFORMAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | VIEIRA, Cristiane Ramos. Pedagogia social : discursos e práticas : um estudo da AMMEP (SL/RS). 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3832 |
Issue Date: | 28-Feb-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
390317.pdf | Texto Completo | 463,55 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.