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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Cristiane Ramos-
dc.contributor.advisor1Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:53Z-
dc.date.available2007-05-24-
dc.date.issued2007-02-28-
dc.identifier.citationVIEIRA, Cristiane Ramos. Pedagogia social : discursos e práticas : um estudo da AMMEP (SL/RS). 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3832-
dc.description.resumoAnalisam-se alguns conceitos do Terceiro Setor, das organizações latino-americanas e, especificamente, as brasileiras, bem como destaca-se a importância e função dos Projetos Sociais e as representações acerca dos movimentos sociais no Brasil. A seguir propõe-se o estudo da instituição pesquisada, desde sua estrutura organizacional até as práticas que utiliza no trabalho sócio-educativo. A reflexão que se pretende é de como o conceito de Pedagogia Social se operacionaliza no cotidiano da instituição, no universo dos sujeitos que se apropriam dele, bem como a fragilidade das metodologias postuladas dentro de algumas organizações sociais que, em essência, não se diferem em nada daquelas que pretendem ser exorcizadas pelos movimentos sociais; ONG s e instituições que propõem uma nova forma de socialização dos saberes. Ao mesmo tempo, a discussão não se esgota, não postula uma nova lógica ou uma nova forma de se fazer educação num espaço fora da escola, independente do conceito que essa carregue. Acredita-se que possamos pensar, nas questões da AMMEP, de forma contextualizada sob dois aspectos: o primeiro, do ponto de vista da gestão social, ou seja, da necessidade de uma reestruturação dos processos de administração, desde a elaboração de projetos até prestação de contas e, principalmente, no que se relaciona aos registros da instituição. No outro aspecto, a formação dos sujeitos que constituem o grupo de trabalho deve ser repensada, ressignificada, no sentido de dar conta de algumas lacunas no entendimento do que é a Pedagogia Social e quais práticas estão sendo postuladas a partir dela.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390317.pdf: 474678 bytes, checksum: 34c5b269a145bfac65c229530903adba (MD5) Previous issue date: 2007-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12931/390317.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectSOCIOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAISpor
dc.subjectEDUCAÇÃO INFORMALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePedagogia social : discursos e práticas : um estudo da AMMEP (SL/RS)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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