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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3832
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vieira, Cristiane Ramos | - |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:53Z | - |
dc.date.available | 2007-05-24 | - |
dc.date.issued | 2007-02-28 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Cristiane Ramos. Pedagogia social : discursos e práticas : um estudo da AMMEP (SL/RS). 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3832 | - |
dc.description.resumo | Analisam-se alguns conceitos do Terceiro Setor, das organizações latino-americanas e, especificamente, as brasileiras, bem como destaca-se a importância e função dos Projetos Sociais e as representações acerca dos movimentos sociais no Brasil. A seguir propõe-se o estudo da instituição pesquisada, desde sua estrutura organizacional até as práticas que utiliza no trabalho sócio-educativo. A reflexão que se pretende é de como o conceito de Pedagogia Social se operacionaliza no cotidiano da instituição, no universo dos sujeitos que se apropriam dele, bem como a fragilidade das metodologias postuladas dentro de algumas organizações sociais que, em essência, não se diferem em nada daquelas que pretendem ser exorcizadas pelos movimentos sociais; ONG s e instituições que propõem uma nova forma de socialização dos saberes. Ao mesmo tempo, a discussão não se esgota, não postula uma nova lógica ou uma nova forma de se fazer educação num espaço fora da escola, independente do conceito que essa carregue. Acredita-se que possamos pensar, nas questões da AMMEP, de forma contextualizada sob dois aspectos: o primeiro, do ponto de vista da gestão social, ou seja, da necessidade de uma reestruturação dos processos de administração, desde a elaboração de projetos até prestação de contas e, principalmente, no que se relaciona aos registros da instituição. No outro aspecto, a formação dos sujeitos que constituem o grupo de trabalho deve ser repensada, ressignificada, no sentido de dar conta de algumas lacunas no entendimento do que é a Pedagogia Social e quais práticas estão sendo postuladas a partir dela. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390317.pdf: 474678 bytes, checksum: 34c5b269a145bfac65c229530903adba (MD5) Previous issue date: 2007-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12931/390317.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | SOCIOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject | ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO INFORMAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Pedagogia social : discursos e práticas : um estudo da AMMEP (SL/RS) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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390317.pdf | Texto Completo | 463,55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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