Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3812
Document type: Tese
Title: A ambientalização em processos educativos na igreja evangélica de confissão luterana no Brasil
Author: Genz, Carlos Alberto 
Advisor: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Abstract (native): Esta pesquisa procura analisar as transformações que a questão ambiental tem provocado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e principalmente como ela tem influenciado a Educação de seus membros e a formação de suas lideranças jovens. Para tanto, procura analisar as cartilhas produzidas pela IECLB e pela Federação Luterana Mundial (LWF) relativas às questões ambientais, bem como se há um discurso ambiental que influencie práticas ambientais e uma internalização de saberes ecológicos entre seus membros. A metodologia utilizada neste trabalho é a etnografia, tanto para a análise das cartilhas quanto para o acompanhamento de um grupo de jovens que participaram da Cúpula dos Povos na Rio+20 em um projeto de formação de lideranças identificadas com a temática ambiental. A análise do material recolhido busca se inserir numa perspectiva da antropologia fenomenológica e da antropologia ecológica, identificada com autores como Merleau-Ponty, Csordas e Ingold
Abstract (english): This research attempts to analyze the transformations that the environmental issue has caused in the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB) and especially how it has influenced education and training of its members in their young leaders. To this end, analyzes the booklets produced by IECLB and the Lutheran World Federation (LWF) related to environmental issues, as well as whether there is an environmental discourse that influence environmental practices and internalization of ecological knowledge among its members. The methodology used in this study is ethnography, both for analysis of booklets as for following up a group of young people who participated in the Peoples Summit at Rio+20 in a training project leaders identified to the environmental issue. The analysis of the collected material seeks to insert a phenomenological anthropology and ecological anthropology perspective, identified with authors like Merleau-Ponty, Ingold and Csordas
Keywords: EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
IGREJA LUTERANA
ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
ANTROPOLOGIA RELIGIOSA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GENZ, Carlos Alberto. A ambientalização em processos educativos na igreja evangélica de confissão luterana no Brasil. 2014. 562 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3812
Issue Date: 27-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
459168.pdfTexto Completo2.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.