Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGenz, Carlos Alberto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791107U1por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Isabel Cristina de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:48Z-
dc.date.available2014-07-10-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.citationGENZ, Carlos Alberto. A ambientalização em processos educativos na igreja evangélica de confissão luterana no Brasil. 2014. 562 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3812-
dc.description.resumoEsta pesquisa procura analisar as transformações que a questão ambiental tem provocado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e principalmente como ela tem influenciado a Educação de seus membros e a formação de suas lideranças jovens. Para tanto, procura analisar as cartilhas produzidas pela IECLB e pela Federação Luterana Mundial (LWF) relativas às questões ambientais, bem como se há um discurso ambiental que influencie práticas ambientais e uma internalização de saberes ecológicos entre seus membros. A metodologia utilizada neste trabalho é a etnografia, tanto para a análise das cartilhas quanto para o acompanhamento de um grupo de jovens que participaram da Cúpula dos Povos na Rio+20 em um projeto de formação de lideranças identificadas com a temática ambiental. A análise do material recolhido busca se inserir numa perspectiva da antropologia fenomenológica e da antropologia ecológica, identificada com autores como Merleau-Ponty, Csordas e Ingoldpor
dc.description.abstractThis research attempts to analyze the transformations that the environmental issue has caused in the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB) and especially how it has influenced education and training of its members in their young leaders. To this end, analyzes the booklets produced by IECLB and the Lutheran World Federation (LWF) related to environmental issues, as well as whether there is an environmental discourse that influence environmental practices and internalization of ecological knowledge among its members. The methodology used in this study is ethnography, both for analysis of booklets as for following up a group of young people who participated in the Peoples Summit at Rio+20 in a training project leaders identified to the environmental issue. The analysis of the collected material seeks to insert a phenomenological anthropology and ecological anthropology perspective, identified with authors like Merleau-Ponty, Ingold and Csordaseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 459168.pdf: 2552953 bytes, checksum: fe401714a0d67505429aec602985ad29 (MD5) Previous issue date: 2014-02-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12959/459168.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO E RELIGIÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectIGREJA LUTERANApor
dc.subjectANTROPOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectANTROPOLOGIA RELIGIOSApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ambientalização em processos educativos na igreja evangélica de confissão luterana no Brasilpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
459168.pdfTexto Completo2,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.