Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3810
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação continuada : um olhar para além do espelho, iluminando mente, corpo, coração e espírito do docente da educação superior |
Autor: | Franciscone, Fabiane |
Primeiro orientador: | Portal, Leda Lísia Franciosi |
Resumo: | Esta pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa numa perspectiva compreensiva-interpretativa. Seu objetivo foi propor um novo olhar para a Educação Continuada em sua trajetória de fazer-se homem. Buscou investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos docentes selecionados nos Programas de Mestrado em Educação de duas Universidades do Estado do Rio Grande do Sul. O referencial teórico básico fundamental, ancorado em Wilber e Delors possibilitou refletir sobre a importância da Educação Continuada no desenvolvimento das dimensões constitutivas dos sujeitos, em um processo de ampliação de suas consciências, na busca da Inteireza do Ser. Utilizou-se de entrevista semi-estruturada, tendo seus dados analisados, segundo Bardin. Os resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educação Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à dimensão do Eu Profissional e do Eu Individual/Intelectual, descuidando das demais dimensões: Eu Relacional, Eu Individual/Físico/Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual. Constatou-se com o aporte teórico que todo Ser Humano, para assumir seu processo de evolução, necessita investir em Educação Continuada a fim de possibilitar a ampliação de sua consciência, contemplando o desenvolvimento de suas diferentes dimensões: mente, corpo, coração e espírito que tecem sua Inteireza A contribuição dessa pesquisa, pela compreensão e interpretação de seus resultados, está na ênfase do enfoque no Eu Espiritual por considerar esta dimensão abraçar as demais, sendo inspiração para o sentido e significado da vida, sua unidade, integração e equilíbrio. A partir da Educação Continuada temos uma alternativa possível para ampliação de consciência dos docentes de que estamos no mundo de modo muito especial, traduzido pela consciência da responsabilidade de cada um em particular, pela ampliação de sua própria consciência frente a si mesmo, ao outro, à natureza, ao universo. |
Palavras-chave: | ENSINO SUPERIOR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EDUCAÇÃO CONTINUADA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FRANCISCONE, Fabiane. Educação continuada : um olhar para além do espelho, iluminando mente, corpo, coração e espírito do docente da educação superior. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3810 |
Data de defesa: | 15-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
389383.pdf | Texto Completo | 735,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.