Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranciscone, Fabiane-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744946E6por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:47Z-
dc.date.available2007-04-19-
dc.date.issued2007-01-15-
dc.identifier.citationFRANCISCONE, Fabiane. Educação continuada : um olhar para além do espelho, iluminando mente, corpo, coração e espírito do docente da educação superior. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3810-
dc.description.resumoEsta pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa numa perspectiva compreensiva-interpretativa. Seu objetivo foi propor um novo olhar para a Educação Continuada em sua trajetória de fazer-se homem. Buscou investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos docentes selecionados nos Programas de Mestrado em Educação de duas Universidades do Estado do Rio Grande do Sul. O referencial teórico básico fundamental, ancorado em Wilber e Delors possibilitou refletir sobre a importância da Educação Continuada no desenvolvimento das dimensões constitutivas dos sujeitos, em um processo de ampliação de suas consciências, na busca da Inteireza do Ser. Utilizou-se de entrevista semi-estruturada, tendo seus dados analisados, segundo Bardin. Os resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educação Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à dimensão do Eu Profissional e do Eu Individual/Intelectual, descuidando das demais dimensões: Eu Relacional, Eu Individual/Físico/Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual. Constatou-se com o aporte teórico que todo Ser Humano, para assumir seu processo de evolução, necessita investir em Educação Continuada a fim de possibilitar a ampliação de sua consciência, contemplando o desenvolvimento de suas diferentes dimensões: mente, corpo, coração e espírito que tecem sua Inteireza A contribuição dessa pesquisa, pela compreensão e interpretação de seus resultados, está na ênfase do enfoque no Eu Espiritual por considerar esta dimensão abraçar as demais, sendo inspiração para o sentido e significado da vida, sua unidade, integração e equilíbrio. A partir da Educação Continuada temos uma alternativa possível para ampliação de consciência dos docentes de que estamos no mundo de modo muito especial, traduzido pela consciência da responsabilidade de cada um em particular, pela ampliação de sua própria consciência frente a si mesmo, ao outro, à natureza, ao universo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389383.pdf: 752769 bytes, checksum: 880d21710475708d76daaed3f2ced73a (MD5) Previous issue date: 2007-01-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12921/389383.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSpor
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação continuada : um olhar para além do espelho, iluminando mente, corpo, coração e espírito do docente da educação superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
389383.pdfTexto Completo735.13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.