Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3793
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem e formação da mulher adulta universitária : uma perspectiva histórica, social e psicopedagógica |
Autor: | Portella, Fabiani Ortiz |
Primeiro orientador: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Resumo: | O propósito desta dissertação é investigar a aprendizagem e formação da mulher adulta universitária na perspectiva histórica, social e psicopedagógica, evidenciada no decorrer da vida acadêmica, de algumas mulheres adultas universitárias, educadoras leigas, que realizam sua formação pedagógica, com vistas à qualificação profissional. Para tanto, investigou-se de que forma se concretizou o processo de aprendizagem e formação das mesmas, a partir da trajetória de cada uma das participantes selecionadas. Isto posto, optou-se pelo estudo de caso como estratégia de pesquisa, abrangendo vinte e duas (22) acadêmicas de uma turma do Curso de Pedagogia de Educação Infantil. O estudo de caso aconteceu com nove (9) alunas. A análise da história da aprendizagem e formação das mulheres participantes do estudo ocorreu através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas e coleta de dados de diferentes fontes. Os resultados obtidos revelam que a formação universitária representa uma oportunidade necessária para que as mulheres adultas possam conquistar ou manter um espaço profissional. Assim, a pesquisa serve para abrir espaços para os estudos que busquem dar lugar às mulheres, que encontram enormes dificuldades para terem acesso ao ensino superior, devido às dificuldades das mais variadas ordens, típicas da realidade vivenciada pelas educadoras populares brasileiras |
Palavras-chave: | MULHERES - EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PROFISSIONAL - MULHERES |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PORTELLA, Fabiani Ortiz. Aprendizagem e formação da mulher adulta universitária : uma perspectiva histórica, social e psicopedagógica. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3793 |
Data de defesa: | 17-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
388462.pdf | Texto Completo | 730,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.